Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRSA realiza PROJETO “MEMÓRIA VIVA”
Início do conteúdo da página

   

    Para os que tiveram o privilégio de conhecer os pilotos da Força Aérea Brasileira que estiveram nos céus do Teatro de Operações de guerra na Itália, é difícil não se apaixonar pelas suas histórias.

    Hoje, suas vozes silenciaram, mas suas histórias fantásticas ainda vivem nos livros, nos filmes e nos documentários como legados extraordinários.

   O Projeto “Memória Viva” aposta na integração do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), em especial o “Civismo”, com a comemoração dos 75 anos da participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial. O principal objetivo é fornecer ao efetivo da DIRSA uma proposta de transmissão da Cultura e da História Aeronáutica a partir de referências Iconográficas da participação da FAB na Segunda Guerra Mundial, por meio de vídeo e matéria, combinada com a visualização de réplica de indumentária de época (uniforme de 2º Tenente Aviador da FAB na 2ª Guerra Mundial- na Campanha da Itália) utilizada por um membro do PFV, Cel QOFARM R1 Newton Eleutério de Azevedo.

 

 

   O uso de indumentária da época por um oficial convivendo com o efetivo durante o horário do expediente na Organização, principalmente na semana que contempla o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, conjugado com a dinâmica da Iconografia, apresentam-se como fontes de informação e de reflexão a respeito da História da Aeronáutica no processo ensino-aprendizagem e na transmissão de valores e tradição.

 

 

   De acordo com o Auxiliar do Gabinete da DIRSA, Sgt Senna, “Foi com grata satisfação o recebimento do tema do Programa de Fortalecimento de Valores da Diretoria de Saúde deste mês de Outubro de 2020. No aniversário dos 75 anos de participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial, nos deparamos atualmente com uma nova ameaça de magnitude global. E relembrar os feitos heróicos daqueles que edificaram a história é tão somente um grande incentivo e exemplo que nunca deverá ser esquecido. O mal sempre será vencido. Todas as gerações vindouras devem ser eternamente gratas aos nossos heróis. O excepcional trabalho realizado na DIRSA foi muito além do Fortalecimento de Valores. Foi, sobretudo, uma maneira de levar o expectador a mergulhar nos registros históricos e sentir a ebulição do patriotismo em suas veias. Conhecer a história é muito mais do que saber de onde viemos. É saber aprender com o passado, para nortear da melhor maneira o nosso futuro”.

 

 

  “É muito gratificante ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura e a história da Aeronáutica. De maneira dinâmica e visual, o PFV reforçou a temática sobre o civismo. Achei muito interessante observar a indumentária, as fotos e os vídeos que resgatam valores de um importante momento histórico”, ressaltou a encarregada da Secretaria, a Suboficial C.Castro.

 

 

O vídeo deste projeto já se encontra disponível na página Intraer da DIRSA.

 

75 anos da participação da FAB na Segunda Guerra Mundial - vídeo

 

Data da publicação: 26/10/2020

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Fim do conteúdo da página