Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRSA recebe Insígnia da Medalha do Pacificador
Início do conteúdo da página

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), representada pelo Senhor Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro MIGUEL, recebeu, no dia 01 de outubro de 2020, a Insígnia da Medalha do Pacificador, no salão nobre do Comando Militar do Leste (CML), Palácio Duque de Caxias, em cerimônia reservada. A medalha do Pacificador foi mandada cunhar pela Portaria nº 345, de 25 de Agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.

O Governo da República do Brasil, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares. A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os Exércitos de outras Nações.

De acordo com o Oficial General: “ A comenda recebida pelo CML é motivo de grande júbilo para o Sistema de Saúde da Aeronáutica, bem como para a Força Aérea. O reconhecimento da interoperabilidade na área de saúde vivida no atual cenário de enfrentamento da Pandemia da COVID-19, vem a ser coroado com a honrosa medalha do Pacificador do Exército Brasileiro “.

 

 

Data da publicação: 19/10/2020

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Fotos: 2° Ten Alessandra (DIRSA) e Soldado R. Menezes (CML)

Fim do conteúdo da página