Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRSA realizou a 1ª Videoconferência do Ciclo de Videoconferências Técnicas sobre a Reestruturação do SISAU
Início do conteúdo da página

No dia 18 de agosto de 2020, a Diretoria de Saúde da Aeronáutica realizou a 1ª Videoconferência do Ciclo de Videoconferências Técnicas, previsto para ocorrer nos dias 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09, às 10 horas, sobre a Reestruturação do Sistema de Saúde. Tal Ciclo faz parte de uma das estratégias do Plano de Comunicação da DIRSA para 2020 e tem como público alvo os Comandantes, Chefes, Diretores, Chefes de Divisão/Subdivisão e Seção das Organizações de Saúde (OSA).

O Senhor Comandante do COMGEP, TB Lourenço, fez a abertura do Ciclo e apresentou o tema “a Diretriz da Reestruturação”. O Senhor Diretor da DIRSA, MB Miguel, discorreu sobre “Governança”. Em seguida o Senhor Sudiretor Técnico da DIRSA, Brig Cloer, proferiu sobre a “ Atenção Integral à Saúde, o Modelo de Gestão em Saúde, a Rede de Atenção à Saúde e os Indicadores”. Estiveram também presentes o Senhor Subdiretor Técnico da SARAM na DIRSA, Brig Walter; o Senhor Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da DIRSA, Brig Apolinario e o Senhor Chefe da ASPP da DIRSA, Cel Monteiro.  Além da presença virtual de trinta e três (33) OSA, o que totalizou quinhentos e oitenta seis (586) ouvintes on line.

“Do ponto de vista de Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica as palestras vieram bem a calhar, foram de extrema pertinência, uma vez que é muito importante a questão do atendimento básico primário para que tenhamos um Sistema de Saúde de qualidade, sustentável e funcional, ou seja, resolutivo.
As palavras do Sr. TB Lourenço e do Sr. MB Miguel têm um grande poder para que os Chefes, Diretores de Unidades e Comandantes tomem as corretas diretrizes, não somente assimilando a ideia do que é o Atendimento Básico Primário, como também, sendo divulgadores da importância da Reestruturação da Força.
O que se vê hoje em dia é uma formação médica altamente dependente da tecnologia e carente de exames físicos primários. Então, todo esse trabalho de informação e educação do Sistema de Saúde é de importância ímpar”, afirmou o Coronel Maurício Ribeiro BRAGA, Diretor do HARF.

“No dia de hoje, por meio das palavras do Sr. Comandante do COMGEP e do Sr. Diretor de Saúde, e demais autoridades, o ES-SM teve a oportunidade de se sentir, mais do que nunca, como parte de um sistema maior, cumprindo com a missão da FAB. Sentimos a força da liderança e a motivação extrínseca transmitidas para todas as OSA. Um passo firme para aprimorar o SISAU, modernizando-o e alinhando-o com as mais novas tendências de Governança nacional e mundial”, ressaltou a Mj Farm Dilse Mara De Bona da ACI do ES-SM.

    “A videoconferência foi muito interessante e pertinente. O contexto atual, não somente no Brasil, mas em todo o mundo requer uma administração mais profissional e ágil. As novas tecnologias estão à disposição para uma gestão estratégica dos processos em saúde mais fidedignos e homogêneos. Neste novo cenário estrutural do SISAU, a Atenção Primaria à Saude (APS) deve ser a base da pirâmide, partindo dos Esquadrões, Esquadrilhas de Saúde, Policlínicas, Postos Médicos até a alta complexidade nos Hospitais de Força Aérea, tudo em consonância com a incorporação de tecnologia. A DIRSA, por sua vez, almeja que todas as OSA trabalhem de acordo com as diretrizes por ela emanadas, seguindo a cadeia hierárquica”, declarou o Mj Qodent Cgo Júlio César Trindade Pereira do ES-GW.

 

Todo o evento foi gravado e já se encontra disponibilizado na Intraer da DIRSA. Tal qual todo o material apresentado pelos palestrantes e as bibliografias recomendadas para o debate.

 

Data da publicação: 10/09/2020

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Fim do conteúdo da página