Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HFASP realiza treinamentos de capacitação para o manejo da COVID-19
Início do conteúdo da página

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a presença de profissionais capacitados e preparados é uma das principais armas para o enfrentamento desse grande desafio. É com esse pensamento que o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) está realizando uma série de treinamentos com o seu efetivo, visando um atendimento seguro e de qualidade, tanto para os usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica quanto para os seus profissionais.

         

Tendo como balizadores as recomendações e documentos do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Center for Disease Control and Prevention (CDC) e Organização Mundial da Saúde, os treinamentos, coordenados pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HFASP, contemplaram o hospital de forma sistêmica, incluindo todo e qualquer profissional que direta ou indiretamente participa do processo de atendimento e/ ou cuidado do paciente suspeito ou confirmado para COVID-19. Foram elaborados protocolos e fluxos de atendimento, disponibilizados material teórico e vídeo aulas, além de serem realizados treinamentos presenciais práticos adequados para cada tipo de profissional. Vários temas estão sendo abordados na dependência do público envolvido: utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI); ventilação mecânica; intubação orotraqueal; protocolos de manejo clínico do paciente com COVID-19; fluxo de atendimento; protocolos de limpeza terminal dentre outros.

         

A segurança individual e da equipe é uma importante preocupação nossa para evitar a contaminação dos profissionais envolvidos no cuidado ao paciente com COVID-19, assim como garantir o melhor tratamento a esses pacientes, pautado no que há de melhor no conhecimento atual sobre a doença “, comentou a Tenente Médica Karla Rezende Guerra Drummond (membro da DEP e responsável pela coordenação do treinamento direcionado aos médicos).

Um diferencial importante nas capacitações é a abordagem por meio de metodologia ativa, na qual os profissionais participam ativamente junto ao instrutor, contribuindo dessa forma, com melhorias em seus processos de trabalho. Os treinamentos também são realizados por meio de simulação realística, testando em tempo real a viabilidade dos fluxos, os procedimentos operacionais descritos e a absorção do conhecimento, o que também possibilita adequar e melhorar a estrutura desenvolvida para o atendimento durante a pandemia.

Para consolidar os treinamentos foram desenvolvidos vídeos educativos com o passo a passo das rotinas instituídas, gravados com os próprios profissionais das áreas, conforme as especificidades de cada setor. Por exemplo serviço de nutrição, engenharia clínica, equipe assistencial. Os vídeos desenvolvidos foram editados pela equipe da DEP e divulgados utilizando também como recurso de acompanhamento da adesão a ferramenta Forms Online Google.

Para o desenvolvimento desse programa de capacitação, o HFASP contou com o empenho e o apoio fundamentais de diversos profissionais, como o Tenente Enfermeiro Carlos César de Lelis Andrade, a Tenente Fisioterapeuta Elaine Brito Vieira, a Tenente Médica Roberta Gunutzmann Ferreira Silva, o Tenente Médico Kauê da Silva Rosseto e a Enfermeira Ana Carolina Oliveira Filhiolino (militar no HFASP até 2019 e com grande conhecimento na área de controle de infecção hospitalar).

A meta é capacitar todos os profissionais, de acordo com as especificidades e importância de cada um, independentemente de estar na linha de frente ou atuar indiretamente. Além disso é importante testar os fluxos, a estrutura, os procedimentos operacionais de forma sistemática. Utilizar sempre que possível a metodologia ativa e técnicas de simulação realística, estar próximo às dúvidas, diminuindo o nível de estresse, e assim promovendo um ambiente seguro para o atendimento dos casos tanto no âmbito do paciente quanto do profissional”, comentou a enfermeira Ana Carolina Oliveira Filhiolino.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HFASP

Edição: SCOM DIRSA

Publicado: 28 abr 2020

Fim do conteúdo da página