Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HACO REALIZA TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Início do conteúdo da página

Nos dias 5 e 6 de maio, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), localizado no Rio Grande do Sul, realizou o treinamento de profissionais da saúde para o enfrentamento da pandemia COVID-19.

O HACO foi designado pelo Ministério da Defesa (MD) para ser o Centro de Treinamento da Região Sul do país. Participam deste primeiro módulo quarenta militares das três Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira).

O curso, de 16 horas/aula, será oferecido em mais três oportunidades, com o objetivo de aprimorar profissionais da saúde militares para o atendimento dos pacientes com suspeita ou com diagnóstico de COVID-19. As atividades fazem parte de uma ação da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desportos e da Chefia de Logística e Mobilização, ambos do Ministério da Defesa (MD). Em todas as edições, serão ministradas aulas teóricas e simulações práticas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

 

         

O Diretor do Hospital de Aeronáutica de Canoas, Coronel Médico Mauro Amim Sab, ressaltou: “para que a operacionalidade do HACO pudesse se desenvolver, foi implementado um programa de pronta resposta nas situações de emergência. Cursos de atendimento pré-hospitalar foram ministrados para todos os integrantes da unidade, com simulação de cenários de resgate e salvamento. Tais medidas geraram um efetivo bem treinado e a expertise para a atuação do Hospital como um dos centros de treinamento para o COVID-19.”

O Chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HACO e instrutor do curso, Tenente Médico Vinicius Ayres, relatou que “além das aulas teóricas, foram disponibilizadas quatro estações de simulação com manequins básicos e avançados, monitores/desfibriladores e ventiladores mecânicos. Dessa forma, os instruendos poderão realizar um treinamento de imersão no atendimento ao paciente grave com COVID-19. Destacou, ainda, que as equipes de instrução envolvidas nos treinamentos práticos são compostas por profissionais multidisciplinares da área da saúde do HACO e que o treinamento tem por objetivo simular a realidade do paciente no ambiente hospitalar.”

 

          

O Chefe da Divisão Médica do Hospital Militar de Área de Porto Alegre, Tenente Coronel Médico do Exército Brasileiro, Frederico Fuhrmeister, aluno do curso, observou que: “o programa é de alto nível técnico e superou as minhas expectativas. Tenho certeza de que agregou muito valor aos profissionais que atuam na linha de frente contra a COVID-19. Considero a organização e o conteúdo científico impecáveis.”

 

         

 

 

Para saber mais:

O Hospital de Aeronáutica de Canoas é uma unidade do Sistema de Saúde da Aeronáutica que tem por missão: Prover ações de saúde preventiva, assistencial, pericial e de campanha, no nível de terceiro escalão, aos militares e seus dependentes, na área de jurisdição (Guarnição de Aeronáutica de Canoas e Esquadrões Subordinados), em tempo de paz ou de conflito.

O HACO é subordinado diretamente à Diretoria de Saúde da Aeronáutica.

 

 

Fonte: Comunicação Social do Hospital de Aeronáutica de Canoas

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Fotos: S1 Lucas Dornelles

Publicado: 13/05/2020

 

       

Fim do conteúdo da página