Protocolo do procedimento foi tratado pelos profissionais do HABE
No início de maio (03), no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), foi realizada a 35ª edição da Quarta Científica, evento realizado mensalmente para todo o efetivo e que, nesta edição, tratou sobre Endoscopia Digestiva, um importante exame para os pacientes com diversos sintomas digestivos, como dor, sangramento, vômitos e náusea, e que também permite a realização de biopsia das mucosas.
O encontro começou com a palestra do 1º Ten Med Aldo, que abordou o protocolo de atendimento para os pacientes que realizam Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, seguido pela a 1º Ten Med Ainda, que esclareceu sobre Hemorragia associada a condições do aparelho digestivo; atenção às condutas nos pacientes com risco hemorrágico desde o atendimento no pronto socorro, para evitar complicações, assim como a utilização dos últimos avanços no combate a doença.
Finalizando o evento, o 2º Ten Med Rômulo Veras falou sobre a retirada de Corpos Estranhos por meio de procedimentos endoscópicos. A ingestão acidental de objetos, como peças de brinquedos, pilhas e moedas é bastante comum por crianças e necessita de abordagem emergencial, ou não, dependendo do material ingerido e de sua localização.
A equipe do HABE realiza os procedimentos de Endoscopia e Colonoscopia através de indicação médica com marcação pelo SAME. Pacientes com condições especiais devem realizar avaliação anestésica e cardiológica para os procedimentos de endoscópicos.
Saiba mais: www.habe.intraer
Redes Sociais