Profissionais militares da saúde vão atender nas cidades de Tabatinga (AM) e Leticia, na Colômbia.
Brasil e Colômbia unem esforços e trabalham juntos em uma Ação Cívico-Social (ACISO) Binacional. Nos dias 17 e 18 de março, militares da área de saúde dos dois países farão atendimentos médicos na região do Alto Solimões.
No primeiro dia (17/03), as consultas ocorrem no Brasil, no município de Tabatinga, distante 1.108 km de Manaus (AM). No segundo (18/03), as equipes atenderão na Colômbia, em Leticia (1.082 km de Bogotá e vizinha da cidade brasileira). A missão foi acionada pelos ministérios da Defesa de ambos os países.
O Diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Médico Francisco Eliomar Gomes de Oliveira, destacou que a presença dos médicos na fronteira trará uma sensação de segurança e bem-estar para a região que apresenta carências na área da saúde.
“Sem dúvida, o impacto será positivo por ser uma região de fronteira, onde as dificuldades na área da saúde são enormes. Diante da falta de especialistas nessa região, a Força Aérea vai contribuir significativamente porque estamos levando uma equipe de peso com todas as especialidades solicitadas pela missão binacional”, disse.
Para a ACISO Binacional, a Aeronáutica enviou dez militares do HAMN. A equipe é composta por médicos, enfermeiro, dentista e dois auxiliares técnicos, entre oficiais, graduados e praças. Os atendimentos da Força Aérea serão em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria, bem como odontologia.
A missão conjunta também reúne pessoal da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, que compõem a equipe militar brasileira na ACISO.
Redes Sociais