Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > NUHFASP promove capacitação para 'Teste do Pezinho'
Início do conteúdo da página

Treinamento é importante para manter os profissionais atentos à prática correta.

Com o objetivo de capacitar e atualizar as equipes das áreas de Enfermagem, Laboratório e Pediatria, o Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) realizou, no dia 14/12, um treinamento, ministrado pelo enfermeiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Celso Rosa do Amaral, sobre conhecimentos teóricos e práticos para realização do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal).
O exame, que deve ser realizado após as primeiras 48 horas de vida do recém-nascido e até o quinto dia, por meio da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, detecta doenças congênitas e hereditárias que, se não tratadas precocemente, podem comprometer a qualidade de vida da criança.
"No NuHFASP, a coleta deste exame é realizada em todos os recém-nascidos pela equipe de enfermagem, antes da alta, ainda na maternidade. A coleta adequada e o preenchimento correto de todos os campos da ficha são imprescindíveis para a realização do exame e rastreabilidade da criança com resultados alterados e que necessitem de exames confirmatórios e agendamentos de consultas", explica a Tenente Enfermeira Inara Bertaco Pereira. "É importante levar o resultado do Teste do Pezinho para avaliação do pediatra", completa a oficial.
Exames - Trazido ao Brasil pela APAE em 1976, o exame de triagem neonatal é obrigatório e gratuito no País desde 1992. Atualmente, a versão básica do teste, oferecida na rede pública de saúde de todo o Brasil, detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.
Há ainda o Teste do Pezinho Mais, que diagnostica outras quatro doenças, que são: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita. Também existe o chamado Teste Super, que é capaz de detectar até 48 patologias. Todos os exames podem ser solicitados pelos pais diretamente à APAE, após a coleta na maternidade.

Saiba mais: http://www.fab.mil.br/hasp/

Fim do conteúdo da página