Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 75º Aniversário do Serviço de Saúde da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

Três atividades foram realizadas para celebrar o Aniversário do SISAU e o Dia da Saúde.

Jornada Científica
Dentre as atividades programadas pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) para celebrar o Dia da Saúde e os 75 anos do Serviço de Saúde da Aeronáutica (SISAU), foi realizada a Jornada Científica (23/11), no auditório do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), com o tema “Participação do Serviço de Saúde em Grandes Eventos: Jogos Olímpicos 2016 (JO 2016)” e presidida pelo Major Brigadeiro Médico Armando Celente Soares, Diretor de Saúde da Aeronáutica.
O objetivo foi compartilhar as experiências da área da saúde, por meio da Coronel Médica Katia Mello e Alvim, Diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial, que ficou à frente dos treinamentos e emprego da evacuação aeromédica e descontaminação; e do Major Médico Jayme Alberto Mendes, do Centro de Tratamento de Queimados e da Medicina Nuclear do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), que compartilhou a experiência na atuação do HFAG no Atendimento de vítimas dos Agentes Químico , Biológico, Radiológico e Nuclear, sendo o hospital de referência para esses casos.
Além dessas experiências, a Tenente Relações Públicas Fernanda Passos Videira, Chefe da Seção de Comunicação Social da DIRSA, explicou o papel da assessoria de comunicação social e, o Tenente Serviços Jurídicos Hugo Moretto Lara, Chefe da Seção de Investigação e Justiça da DIRSA, relatou sua experiência na Polícia Judiciária Militar, que foi estabelecida para atuar em ocorrências envolvendo militares.

Encontro dos Veteranos da Saúde
Realizado anualmente na Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, na quarta-feira (30/11), a DIRSA reuniu militares da reserva para compartilhar atualizações e informações relevantes sobre o SISAU e a FAB, por meio de exposição proferida pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica.
Prestigiaram o evento os ex-diretores de Saúde: Major Brigadeiro Médico R/1 Milton Segala Pauletto (1985/1989), Major Brigadeiro Médico R/1 José Antônio Monteiro (2009/2011), Major Brigadeiro Médico R/1 Jorge Rebello Ferreira (2015/2016), além de vários profissionais da saúde da reserva.

Solenidade Militar
Encerrando as atividades alusivas ao 75º Aniversário, na quinta-feira (01/12), foi realizada a Cerimônia Militar, no pátio do HFAG, presidida pelo Tenente Brigadeiro-do-Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante Geral do Pessoal.
Na solenidade, foi concedido o Prêmio Destaque Operacional de Saúde aos militares que prestaram relevante serviço, com comprometimento e dedicação, no atendimento ao paciente, sendo a entrega realizada pelo Diretor de Saúde e pelo Subdiretor Técnico da DIRSA, Brig Med Sergio Idal Rosenberg.
O desfile da tropa contou com grupamentos formados pelos militares das OSA do Rio de Janeiro, pela Banda de Música do Galeão e, pela primeira vez, pelos “Soldados da Saúde”, reunindo oficiais-generais, oficiais, graduados e praças de hoje e de ontem.
Em sua ordem-do-dia, o Maj Brig Med Soares destacou a importância do SISAU: “A prestação da assistência de saúde é uma atividade altamente complexa e desafiadora, mas as Organizações de Saúde da Aeronáutica vem, em todos estes anos, buscando a excelência, qualidade e humanização do atendimento aos nossos usuários, razão de ser de nossa existência, foco de nossas ações e motivador de todos nossos esforços.”

Fonte: DIRSA, por Ten Fernanda Videira

Fim do conteúdo da página