A - DESCRIÇÃO HERÁLDICA
Escudo português, com campo em blau (azul ultramar), partido em faixa e filetado em prata.
Em chefe, vislumbra-se o Gládio Alado avultado à destra e a sigla DIREF lavrada à sinistra, ambos em prata.
À destra da faixa, apresentam-se em roquete três estrelas (pentalfas) prateadas; e, à sinistra, uma tríade composta por um caduceu em pala, um pergaminho descerrado, e um empilhado com treze moedas imbricadas, todos em jalne (amarelo ouro).
Em contrachefe, paira a Bandeira Nacional encerrada no mapa do Brasil, ambos orbitados por duas setas convergentes em prata.
O ternário de estrelas corresponde à insígnia de Major-Brigadeiro, Diretor da Organização.
O conjunto dourado (jalne) representa a Missão da DIREF e sua Visão de Futuro, com as moedas simbolizando as atividades econômica, patrimonial e financeira (SUFIN), o caduceu representando a atividade contábil (SUCONT) e o pergaminho retratando a gestão de Contratos e Convênios (SUCONV).
A fusão do mapa com a bandeira reflete o potencial dos recursos humanos e materiais que contribuem para a soberania do País.
O fluxo das setas simboliza a descentralização dos recursos financeiros para os Grandes Comandos da Força Aérea; e representam, também, um vínculo com a história da Organização, visto que os dois vetores em movimento são atributos remanescentes do emblema original.
O esmalte azul representa a nobreza, a dignidade e o amor à Pátria. O metal ouro simboliza a riqueza, a autoridade e a sabedoria. O metal prata exprime a pureza, a integridade e a verdade.
Redes Sociais