Missão
Prestar serviços de atenção à saúde com qualidade e segurança aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, na área de jurisdição do II Comando Aéreo Regional, e apoiar as inspeções de saúde, missões e campanhas no âmbito do Comando da Aeronáutica
História
Na manhã do dia 1º de setembro de 1939, o mundo foi abalado pela maior catástrofe até então conhecida.
Os chamados países do Eixo, Alemanha e Itália, por motivos vários, porém sempre predominando o fator econômico, invadiram seus países vizinhos, iniciando uma guerra sem precedentes.
O Japão, aliando-se àqueles países, invadem, em dezembro de 1941, a Base Naval norte americana de Pearl Harbor, fazendo com que a guerra, que antes estava restrita à Europa, se alastrasse para outros continentes, passando a ser chamada de a Segunda Grande Guerra.
Em face dos acontecimentos que então se sucederam, não foi possível ao Governo Brasileiro manter-se afastado da luta. Em 20 de agosto de 1942, esta Nação declarou guerra ao países do Eixo.
Havendo um crescente perigo para as nossas costas com o alastramento do confronto para o Atlântico Sul, os Estados Unidos da América vieram em auxílio, pois o inimigo era comum.
A cidade de Recife, situada no Estado de Pernambuco, tinha localização geográfica estratégica, motivo pelo qual foi escolhida para a instalação das bases norte americanas, além da instalação de uma unidade hospitalar.
Surgiu assim o 200º Hospital Estação, com a finalidade de atender os militares aliados em ação na área do Atlântico Sul. Após a guerra, o 200th Station Hospital ficou sob a guarda da Base Aérea do Recife.
O Hospital de Aeronáutica de Recife foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.291, de 05 de dezembro de 1945, assinado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República José Linhares.
Contato:
Tel (85) 3322-6300
Redes Sociais