Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Corrida de rua organizada pela Guarnição de Aeronáutica de Recife movimenta a manhã do domingo no bairro de Boa Viagem 

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizou neste domingo (01/10) a quarta edição da Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, evento ocorrido na Zona Sul da capital pernambucana. Mais de 1,5 mil inscrições foram registradas em nome de atletas profissionais e amadores, os quais disputaram as provas de 5 km e 10 km na Orla da Praia de Boa Viagem. Antes do início prova, todos os presentes puderam usufruir de uma infraestrutura totalmente voltada para o apoio ao público, com diversos quiosques que ofereciam desde hidratação e suplementos alimentares à apresentação de itens e produtos esportivos. Após um breve aquecimento coletivo, a corrida teve início às 06h30 no Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, principal via da Zona Sul da cidade. O percurso foi totalmente realizado à beira-mar, com a chegada da prova no mesmo pórtico de saída.

O Comandante da GUARNAE-RF e do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, participou da prova, juntamente com os Comandantes das Organizações Militares sediadas na Guarnição. Além deles, o evento contou com grande presença do público, composto por militares, familiares e representantes da sociedade civil, os quais estiveram competindo ou torcendo pelos atletas, neste evento que já faz parte do circuíto oficial de corridas de rua da capital pernambucana.

A corrida Brigadeiro Eduardo Gomes foi mais um dos diversos eventos alusivos ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, no âmbito do II COMAR, que marcou as festividades da Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 2023. A prova, que contou com a participação de atletas profissionais e amadores, tem caráter festivo e de congraçamento entre os militares e a sociedade recifense, mas também agrega pontuação no escore dos atletas profissionais, estando dividida nas categorias masculina e feminina, geral e militar, conforme a distância percorrida.

 

Principais Resultados

5 km feminino - Militares

ELLEN CAROLINE DE SOUZA (00:22:18)

2º KARLA RENATA CAVALCANTI DE SANTANA (00:24:06)

3º ALINE CAVALCANTI VIEIRA (00:25:47)

5 km feminino - Geral

1º PERLA ANDRADE FAUSTINO DA SILVA (00:20:10)

2º NECY ANTONIA DE LIMA (00:26:03)

3º LARYSSA LEITE (00:26:36)

 5 km masculino - Militares

1º WELLINGTON BEZERRA DA SILVA (00:15:07)

2° EDUARDO FRANCISCO COGO SURIANO (00:18:45)

3º LUCAS VINÍCIUS GONÇALVES SANTOS (00:18:49)

 5 km masculino - Geral

1º ALEXSANDRO TENÓRIO DA SILVA (00:16:16)

2º CLAUDIO ANDRÉ DA SILVA (00:16:47)

3º RENNAN RAMIREZ (00:16:52)

 10 km feminino - Militares

1º NATHALIA ALENCAR DE SOUSA (00:45:17)

PRISCILLA REJANE SILVA SANTOS (00:54:01)

GISELE MOURA BARBOSA (00:55:14)

 10 km feminino - Geral

1º MÔNICA TAVARES (00:46:09)

2º LADJANE SOARES RIBEIRO (00:46:52)

3º VALÉRIA GONÇALVES CARAZZAI DE CASTRO (00:48:25)

 10 km masculino - Militares

1º GUSTAVO DOS SANTOS (00:35:42)

2º JEAN DIEGO DOS SANTOS (00:35:45)

3º ALEXSANDRO DE CASTRO (00:36:31)

 10 km masculino - Geral

1º ADRIEL GOMES (00:33:54)

2º ANDRÉ HENRIQUE MENEZES (00:37:22)

3º RENATO PEDRO DA SILVA (00:39:10)

 Fotos: Sgt Lidiane (CINDACTA III) / Sd Marques (GAP-RF)

 

O espetáculo aconteceu no Teatro de Santa Isabel e faz parte dos eventos alusivos ao Sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont

 

Nesta quarta-feira (27), a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizou a apresentação do espetáculo "Santos Dumont – Vida, Obra e Valores", em homenagem aos 150 anos no nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. O Concerto foi o primeiro realizado pela OSFAB em Recife, e aconteceu no Teatro de Santa Isabel, patrimônio histórico-cultural tombado da capital pernambucana.

Marcaram presença no evento o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, autoridades civis e militares, além do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Recife e familiares.

O Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro Campos, deu as boas-vindas ao público e falou sobre a satisfação em promover o espetáculo.

“Inicialmente, quero agradecer ao público presente e registrar que este evento foi idealizado para proporcionar uma noite inesquecível. De igual maneira, agradeço e parabenizo todos os militares que compõem a Orquestra Sinfônica da Força Aérea, pelo brilhante projeto que tem rodado o Brasil neste ano, exaltando a memória do notável Alberto Santos Dumont. Desejo um ótimo espetáculo a todos”, comentou.

Sob a regência do Maestro Tenente Paulo Rezende e executado por aproximadamente setenta músicos, o roteiro foi marcado por músicas clássicas eruditas e canções populares brasileiras, todas devidamente associadas à apresentação teatral feita pelo Maestro e pelo Segundo-Sargento Amílcar Messias Acrizio, intérprete de Santos Dumont e roteirista da encenação. Ao final da apresentação, a Orquestra executou canções tipicamente pernambucanas, encerrando com brilhantismo a noite de apresentações, sob os aplausos efusivos de todos que lotavam o magnífico Teatro de Santa Isabel.

 

OSFAB

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), sediada na Base Aérea de Brasília, (BABR), cumpre durante o ano de 2023 uma maratona de espetáculos em vários estados do Brasil, apresentando o espetáculo "Santos Dumont – Vida, Obra e Valores", em comemoração ao marco de 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

 

 

Tradicional desfile contou com apresentação de Escolas, Associações e Entidades civis, tropas das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Instituições civis

 

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) participou nesta quinta-feira (7) do tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana. Tropas militares, estudantes, alunos da rede pública e de escolas cívico-militares, além de integrantes da sociedade civil percorreram a via durante o evento, sob os olhos e aplausos do público presente. Na abertura da cerimônia, o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, maior autoridade militar presente no evento, recebeu as honras de estilo e os cumprimentos dos demais Oficiais Generais e Comandantes das Forças Auxiliares, bem como recepcionou a Governadora do Estado, Senhora Raquel Teixeira Lyra Lucena, com as respectivas honras, acompanhando-a, embarcados no Lincoln Continental, na tradicional passagem de revista à tropa.

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, e além do Major-Brigadeiro Campos, estiveram representando a FAB os Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares (OM) da GUARNAE-RF. Mesmo com chuva, o desfile contou com maciça presença do público, o qual compareceu ao local para assistir a passagem das tropas, veículos militares, grupamentos civis, bandas e fanfarras.

 

Durante o desfile, sob o comando do Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF), Tenente-Coronel de Infantaria Bruno Martins dos Santos, a FAB apresentou uma tropa composta por grupamentos mistos, todos integrados por representantes das OM da GUARNAE-RF.

 

Fotos: Sgt Lidiane (CINDACTA III) / Sd Lima (BARF)

Fim do conteúdo da página