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Sargento com sistema ELT  Sgt Bruno Batista / Agência Força AéreaAvião P-3AM da FAB  Sgt Bruno Batista / Agência Força AéreaImagine estar sozinho, no meio do Oceano, à deriva. Foi exatamente essa a situação enfrentada pelo holandês Ebrahim Hemmatnia. Ele foi localizado pela tripulação de uma aeronave P-3AM da Força Aérea Brasileira após pedir socorro de sua embarcação de apenas seis metros de comprimento a 810 quilômetros de Fortaleza, no meio do oceano Atlântico. Naquele dia, o veículo anfíbio foi atacado por tubarões e, com danos no leme, ficou sem controle.

Já se aproximava da hora do pôr do sol quando um avião P-3AM da Força Aérea Brasileira fez o contato visual com a embarcação, às 17h45 do dia 30 de janeiro. O avião de busca se manteve na área até as 23h20, quando o navio pesqueiro Ouled Si Mohand chegou à área. Em seguida, o Navio Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, fez o resgate do tripulante.

Veículo anfíbio resgatado  Ibrahim Emmatia“Fui resgatado em menos de 24 horas depois que o sinal de emergência de minha embarcação foi emitido. Os pilotos da Forca Aérea pensaram muito rápido e colocaram uma outra embarcação próximo a mim até que o navio da Marinha fosse enviado para me resgatar. Se o Brasil não tivesse esse sistema, eu não teria sobrevivido”, conta Ebrahim.

O acidente não terminou em tragédia graças a um sistema de busca e salvamento por satélites presente em várias partes do mundo e acionado por meio de um equipamento que emite sinais de emergência, utilizado tanto em embarcações como em aeronaves. No Brasil, esse sistema é operado pela FAB e funciona 24 horas a serviço da população nacional e também de estrangeiros que estejam na área de responsabilidade de busca e salvamento brasileira: 22 milhões de quilômetros quadrados.

COPAS-SARSAT

O nome pode ser complicado: COSPAS-SARSAT. Do russo Comischeskaya Sistyema Poiska Avarivnich Sudov (COSPAS) e do inglês Search And Rescue Satellite - Aided Tracking System (SARSAT). Mas, muito mais complicado seria pensar em busca e salvamento sem esse sistema. “O COSPAS-SARSAT permite que tenhamos os dados de localização e de alertas de emergência com muita precisão, de maneira rápida e confiável para ajudar pessoas em perigo. A partir desse sinal é possível saber a localização e daí acionarmos o socorro”, explica o operador do sistema, Sargento Thiago Wesley Ribeiro da Silva Coelho.

Mas até chegar à tela do operador, o sinal de emergência percorre um caminho que envolve muitas tecnologias. A começar pelos próprios aparelhos que emitem o alerta, as chamadas balizas ou, em inglês, beacons. Esses equipamentos podem ser acionados manualmente ou automaticamente, após uma colisão ou entrar em contato com a água.

Os satélites captam o sinal de emergência dessas balizas, na frequência de 406 Mhz, e retransmitem para estações receptoras em terra. Todas as informações dos satélites são passadas para o Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), unidade da Força Aérea Brasileira localizada em Brasília. “O alerta chega aqui no BRMCC em média de três a dez minutos após o acionamento da baliza. A rapidez e a precisão das informações são determinantes para salvar as vidas que estão em risco”, revela o supervisor do BRMCC, Sargento Vitor Domingues Marques Ribeiro.

Cabe ao BRMCC verificar o sinal de alerta e transmiti-los aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) e/ou Marítimo (SALVAMAR), de acordo com a situação. Se a área detectada estiver fora dos limites de responsabilidade do Brasil, o BRMCC retransmite a informação para o país responsável.

  A partir daí, podem ser acionados aviões, helicópteros, embarcações e grupos no solo para a missão de busca e salvamento. A FAB possui unidades de prontidão em Belém (PA), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Campo Grande (MS) e Manaus (AM).

Com a ajuda das informações do sistema COSPAS-SARSAT, os pilotos das aeronaves podem realizar sua busca em uma área muito menor. Isso ajuda a aumentar a taxa de sobrevivência das vítimas e reduz os custos da missão SAR.

O sistema COSPAS-SARSAT foi estabelecido após um acordo internacional assinado entre Estados Unidos, Canadá, França e Rússia para realizar missões de busca e salvamento a embarcações e aeronaves em situação de emergência utilizando tecnologia satelital. O sistema é mantido por um consórcio administrado pelos seus idealizadores e está em operação desde o ano de 1982. De lá para cá, cerca de 35 mil vidas foram salvas graças ao COSPAS-SARSAT. No Brasil, o sistema começou a ser implantado em 1985 e já salvou 445 vidas desde então.

Nova tecnologia

A FAB utiliza dois tipos de satélites que captam e retransmitem o alerta, o LEOSAR e GEOSAR. Os dois trabalham de forma complementar, enquanto o primeiro dá a localização do sinal de emergência, o segundo tem maior agilidade na recepção do alerta. Já está em fase de implantação uma novidade que vai unir as duas tecnologias - é o sistema MEOSAR.

Salvero recebe sinais do sistema COSPAS / SARSAT  Sgt Bruno Batista / Agência Força AéreaQuem conta é o Suboficial da reserva e engenheiro do sistema COSPAS-SARSAT, Carlos José do Nascimento: “Além de ser mais preciso na hora de apontar de onde o sinal da baliza está sendo emitido, a transmissão do alerta será praticamente instantânea. O satélite também será capaz de confirmar ao usuário em perigo se a transmissão do sinal de emergência foi recebido pelas estações em terra”, afirma.

A homologação do MEOSAR conta com a participação de equipes brasileiras. Em 2014, uma aeronave SC-105 Amazonas e um helicóptero H-60 Black Hawk foram empregados para testar o sinal de balizas em áreas brasileiras utilizando o novo satélite. “A intenção é que depois de homologado sejam colocados em órbita 72 satélites MEO, o que representaria uma cobertura de 100% do globo terrestre. Para receber os sinais desses satélites, a FAB conta com um sistema de antenas em solo que possuem uma das mais atuais e avançadas tecnologias. Em termos de quantidade de antenas o Brasil é o segundo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, revela o engenheiro. As estações receptoras em terra estão localizadas em Manaus, Recife e Brasília.

Quem deve utilizar?

São três tipos de balizas de emergência: ELT - Emergency Locator Transmitters, para uso da aviação; EPIRB - Emergency Position-Indicating Radiobeacon, para uso marítimo, que foi utilizado pelo holandês Ebrahim; e PLB - Personal Locator Beacons, para uso pessoal.

Ouça o som que pode ser captado por uma aeronave que passa próximo a uma baliza ativa (121,5 MHz):

 

Praticamente todos os tipos de aeronaves do Brasil devem possuir, obrigatoriamente, uma baliza de emergência na frequência 406 Mhz. As exceções ficam por conta dos aviões com capacidade para transportar a bordo somente uma pessoa, aviões de categoria primária e ultraleves em geral.

Antenas do sistema COSPAS / SARSAT  Sgt Bruno Batista / Agência Força AéreaJá no caso de embarcações, devem possuir balizas as que são propulsadas de uso comercial, classificadas para o mar aberto e que tenham medida de arqueção bruta maior que 300. As embarcações de esporte e recreio com comprimento maior que 24 metros também necessitam utilizá-las.

A frota marítima da empresa de transporte e logística de combustível, Transpetro, conta com a utilização dos equipamentos de segurança, dentre eles o EPIRB, de acordo com normas internacionais. Segundo a Transpetro, apesar de ter o equipamento instalado em seus navios, a empresa ainda não utilizou devido à ausência de acidentes de grande proporção. Mas, a companhia considera que o equipamento pode contribuir de forma notória em caso de situações de emergência.

Sinais falsos e falta de registro

Em 2014, no Brasil, o sistema COSPAS-SARSAT recebeu 1.833 sinais de alerta, e 99,51% eram falsos. Segundo dados do BRMCC, os sinais falsos são muito comuns devido aos testes nos equipamentos e acionamentos não intencionais. Por isso, os Centros de Coordenação de Salvamento investigam cada sinal de emergência antes de deslocar as equipes para o socorro. Os procedimentos incluem a comunicação com os proprietários de aeronaves, embarcações, aeroportos, clubes de aviação, etc.

  Um dos problemas é o registro das balizas: ele é facultativo. A falta de registro não impede seu funcionamento, nem tão pouco a busca e salvamento, mas dificulta os procedimentos. “Um dos principais objetivos do COSPAS-SARSAT é a rapidez. Quando a baliza é registrada, os dados necessários estarão especificados no formulário, isso permite identificar se o sinal emitido é ou não um falso alerta a partir do contato com o proprietário e evita a perda de tempo na investigação”, afirma o chefe do BRMCC, Tenente Marcos Beber.

O BRMCC promove campanhas de conscientização para o registro. “Quando o usuário faz isso, ele está nos ajudando a ajudá-lo. Esse é um serviço para sociedade e totalmente gratuito”, esclarece.

O registro pode ser feito no endereço eletrônico http://infosar.decea.gov.br/

 

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