Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Balizas
Início do conteúdo da página

  O Personal Locator Beacon (PLB) é destinado ao uso pessoal. No Brasil o uso não está regulamentado. Todavia, é aceito o registro de PLB em complemento ao uso de ELT, desde que exclusivamente para compor kit de sobrevivência de aeronaves. Ressalta-se que para esta aplicação a melhor escolha é o ELT do tipo “Survival” que possui as certificações para o uso aeronáutico. 

     PLBs são para uso pessoal, principalmente por bushwalkers, clubes de veículos de cross-country, alpinistas e outros aventureiros em terra. Eles também podem ser usados ​​em aeronaves leves, planadores, balões de ar quente, e em algumas situações marítimas.

     Eles são pequenos o suficiente para caber no seu bolso e são ativados manualmente.

Que tipo de PLB 406 MHz eu preciso?

     Nós recomendamos que você compre um PLB com GPS, pois isso melhora drasticamente a sua precisão. Isto significa que sua localização pode ser identificado pelo Centro de Coordenação de Resgate em seu primeiro contato com um satélite. Sem GPS exigiria dois satélites para pegar o sinal do beacon, e para resolver a ambigüidade das posições. O tempo entre as passagens do satélite varia muito, variando entre 20 minutos e 4,5 horas.

 

  • Emergency position-indicating radio beacons – EPIRB, são transmissores de localização usados em situações de emergência, operados através do consórcio de satélites (COSPAS-SARSAT), Quando ativado, este aparelho envia sinais intermitentes com dados que possibilitam a localização das pessoas, embarcações ou aeronaves necessitando de resgate.
  • Este equipamento é parte do Sistema de Apoio a Segurança Marítima Global (Global Maritime Distress Safety System), liderado pelos Estados Unidos.
  • O propósito básico dessa tecnologia é possibilitar o resgate mais rápido possível da(s) vítima(s), quando é conhecido estatisticamente, que a maioria de acidentados sobrevive apenas aos primeiros dias, quando não apenas ao primeiro dia, dependendo das situações.
  • A maioria dos equipamentos são de cores fortes (a mais usada é a vermelha), são à prova d’água, medem cerca de 30 cm de lado, e pesam cerca de 2 a 5 kg. Podem ser comprados em lojas de suprimentos náuticos, aeronáuticos ou lojas de campismo especializadas. As unidades têm uma vida útil de 10 anos, e são fabricadas de modo a operar em condições adversas (-40°C a 40°C), e transmitem o sinal durante 24 ou 48 horas.
  • Existem dois tipos de EPIRBs: os ativados manualmente, e os ativados automaticamente. Os equipamentos ativados automaticamente são instalados de modo, que, ao se soltarem do local de instalação, são accionados, provendo assim, uma segurança a mais a bordo.

 

  • A designação “Emergency Locator Transmitter” (ELT) é de acordo com o Anexo 6 da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) um termo genérico para descrever um equipamento capaz de transmitir sinais a uma dada frequência, podendo ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes.
  • Um ELT instalado em local de fácil acesso no caso de uma emergência, de forma a ser removido da aeronave e ativado manualmente por sobreviventes. Um ELT (S) ativado pelo contacto com água, não é considerado um ELT portátil (AP).

TIPOS DE ELT

Normas previstas no RBHA 91

Regras gerais para operação de aeronaves civis           

Nenhuma pessoa pode operar um avião civil registrado no Brasil, a menos que: 

  • Exista, fixado ao avião, um transmissor localizador de emergência (ELT) do tipo automático e que esteja em condições operáveis para as operações regidas pelos RBHA 121 e 135 (*) ver exceções.
  • O ELT deve ser colocado no avião de modo a minimizar a probabilidade de danos ao transmissor na eventualidade de acidente. Os ELT automáticos, fixos ou ejetáveis, devem ser fixados ao avião tão para trás quanto praticável.
  • As baterias usadas nos ELT devem ser substituídas (ou recarregadas, se forem baterias recarregáveis) sempre que:
  • O transmissor tiver sido usado por tempo acumulado superior a uma hora ;
  • Quando atingidos 50% de sua vida útil (ou vida útil da carga, se baterias  recarregáveis), como definido nas especificações aprovadas do fabricante.
  • A nova data de substituição (ou recarga) da bateria deve ser claramente marcada no exterior do transmissor e registrada no livro de manutenção de bordo para ELT fixos ao avião.
  • O ELT deve ser inspecionado a cada 12 meses quanto a:

        - Condições de instalação;

        - Ccorrosão da bateria;

        - Operação dos comandos e do sensor de impactos;

        - Presença de suficiente energia radiante na antena.

Fim do conteúdo da página