Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > COSPAS-SARSAT > Segmento Espacial
Início do conteúdo da página

     A Carta de Acordo COSPAS-SARSAT vigente prevê uma constelação nominal de pelo menos quatro satélites LEOSAR. Atualmente encontra-se em serviço um total de seis satélites (Todos SARSAT).

  O tempo de revolução orbital dos satélites do Sistema COSPAS-SARSAT é de, aproximadamente, 105 minutos para os COSPAS e de 102 minutos para os SARSAT. Durante o intervalo de tempo entre duas revoluções sucessivas a Terra terá um deslocamento de rotação de, aproximadamente, 26 graus. Isto significa que, em aproximadamente duas revoluções do satélite, toda a região SAR de jurisdição do Brasil estará coberta.

    O Sistema Geoestacionário caracteriza-se por ter seus satélites em órbitas    estacionárias e bem definidas, que enviam informações de todo tipo (MET, COM, FOTO, MEIO AMBIENTE, etc.), para estações terrenas. Ora, os satélites LEO integrantes do Sistema COSPAS-SARSAT, fazem exatamente o mesmo, pois enviam às estações terrenas do Sistema (LUT), informações de interesse do SAR. Assim, não foi difícil imaginar a utilização dos satélites GEO, integrados ao COSPAS SARSAT, utilizando a freqüência 406.0 MHz para captar e processar sinais de emergência emitidos por transmissores de emergência nesta freqüência.  

   Os satélites GEO, por manterem uma posição estável em relação à terra, têm sempre a mesma área de visualização e cobertura total dessa mesma área, possibilitando a detecção, imediata, de sinais de emergência oriundos de transmissores na freqüência de 406.0 MHz, exclusiva do COSPAS-SARSAT, em toda sua área de visibilidade.

 

Fim do conteúdo da página