Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Turma 2023 - Aspirantes 2026

2023 - 2026 | ATHOS

HERÁLDICA

ATHOS, da mitologia grega, faz referência ao gigante que batalhou bravamente contra Zeus. Durante a Titanomaquia - guerra entre os titãs e os deuses que definiria o domínio do universo - Athos atacou o deus dos raios com uma rocha, que ricocheteou, caindo no mar, reerguendo-se como o implacável Monte Athos. Analogamente à trajetória da turma de 2023, o ataque aos deuses metaforiza os desafios inerentes à vida cotidiana; e a gênese do monte evidencia o processo de edificação ocasionado pelas dificuldades superadas.

Sendo assim, a atitude de Athos representa a bravura perante as intempéries, simbolizada pelos deuses do Olimpo. O Monte que outrora protegera a antiga Grécia dos persas, assume o papel dos ideais e dos valores dos integrantes do Esquadrão. Sua solidez representa a forma como estão consolidadas, nos corações, as virtudes pelas quais labutam em suas vidas. A coragem e o espírito militar é sintetizado na atitude de movê-la sobre as contrariedades, a qual só se torna possível pela fé, perseverança e obstinação - valores intrínsecos da turma de 2023. Essa atitude toma, sobretudo, proeminência em suas vidas por só ser possível assim agir senão pela abnegação de si perante seus ideais.

Sentado sobre uma imponente montanha, Athos é reproduzido na bolacha dominando o Olimpo com uma de suas mãos - aspecto que reitera sua soberania diante de todos os deuses na Luta Titânica. A serenidade do Titã representa a invulnerabilidade da turma Athos perante o caos e a tormenta. No céu, o raio ao fundo faz referência à árdua batalha contra Zeus; as estrelas ao lado fazem juz à Constelação de Leão, indicando o fracasso dos ataques inimigos contra tamanha imponência do gigante. Abaixo do Olimpo, XXIII aponta o ano de ingresso dos Futuros Oficiais da turma Athos na Academia da Força Aérea.

Por fim, a frase "Ad augusta per angusta" que significa "não há triunfo sem que haja sacrifício" reflete o espírito dos guerreiros de Athos, dispostos a mover montanhas, se for preciso, para atingir o objetivo final e cumprir a missão.

 

GRITO DE GUERRA

ATHOS

Gigante, audaz
Montanha se ergueu
Do acanto ao fuzil
O raio rompeu

Prover, voar, cumprir a missão
Veloz como a lança
Força de leão
Soberano
Limites testados forjados pra guerra

AFA 23
À glória eterna

 

_____________________________________________________________________________________________________________

COMANDO
Brig Ar Marcelo Gobett Cardoso | COMANDANTES AFA 
Brig Ar Marcello Lobão Schiavo    
Cel Av Allan Domingues de Mendonça | COMANDANTE CCAER 
Cap Inf Raphael de Almeida Leitão | COMANDANTE ESQUADRÃO 
[à definir] | PARANINFO 
[à definir] | PATRONO

 _____________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Fim do conteúdo da página