Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Turma 2021 - Aspirantes 2024

2021 - 2024 | ÁRION

HERÁLDICA

Descendente de Deuses, ÁRION era visto como o mais veloz dos seres alados, tendo a capacidade de correr sobre as águas sem molhar-se e sobre vegetações sem curvá-las. Pujante e destemido, possuía crinas azuis e pelagem negra, camuflando-se na escuridão da noite.
Dotado de bravura e lealdade, estava sempre em prontidão para travar batalhas e resguardar a vida de outrem, remetendo à robustez e nobreza da atuação terrestre da Infantaria da Aeronáutica. Esse deífico Cavalo de Guerra apoiou heróis em contendas e, com seu dom de prever o futuro, planejava o modo com que atuariam em suas empreitadas, aumentando a eficiência e promovendo a permanência no combate, assim como os Intendentes atuam em prol da soberania da Pátria. Com suas asas, Árion elevava-se aos céus projetando seu domínio com velocidade, precisão e flexibilidade, características do Poder Aeroespacial, representando assim, não apenas a Aviação, mas a própria Força Aérea Brasileira.
A bolacha do Esquadrão apresenta em primeiro plano o Deus ÁRION, representado de forma imponente e majestosa. A face do ser mitológico, marcada pelo combate, e as asas que a permeiam remetem ao gládio alado, símbolo magno da Força Aérea. O céu no plano de fundo, nas cores da Turma, e as estrelas da constelação Phoenicis, vista no hemisfério sul, representam a ascensão aos céus, remetendo ao sonho de cada integrante: voar e fazer voar. O número 21, à esquerda, alude ao ano de ingresso na Academia da Força Aérea. E, por fim, a frase em latim “Macte Animo”, traduzida livremente por “tenha coragem!”, foi retirada do brasão da Academia da Força Aérea, como um preito a essa instituição no ano em que completa 80 anos de existência. Esse brado de encorajamento inspira os membros do Esquadrão a manterem-se firmes diante dos desafios que enfrentarão, pois reaviva a certeza de que sempre que houver adversidade, haverá a força, garra e determinação de um Árion pronto para a luta.

 

GRITO DE GUERRA

ÁRION!

Deus imortal
Com sabedoria o futuro a antever

Nobre e leal
Em cada batalha o inimigo a vencer

Defende a bandeira e cumpre a missão:
Manter a soberania
Na paz ou na guerra integrando a nação

Coragem!

Aos céus!

 

_____________________________________________________________________________________________________________

COMANDO
Brig Ar Marcelo Gobett Cardoso | COMANDANTE AFA 
Cel Av Celso Eurico Fleck | COMANDANTE CCAER 
Maj Av Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura | COMANDANTES ESQUADRÃO 
Maj Av Mateus Rodrigues Soares    
[à definir] | PARANINFO 
[à definir] | PATRONO

 _____________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Fim do conteúdo da página