Inaugurado em 18/07/1945
Com o fim da 2º Guerra Mundial, o retorno da Força Expedicionária Brasileira e também do 1º Grupo de Aviação de Caça da Europa, muitas foram as homenagens aos heróis que de maneira audaz exerceram a patrulha e defesa do espaço aéreo no território Europeu naquele período.
Portanto, foi inaugurado em 1945, na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos/RJ, um monumento em tributo aos pilotos brasileiros que atuaram durante a 2º Guerra Mundial, na Campanha da Itália a partir de 1943.
Durante o evento os oficiais do 1º Grupo de Aviação de Caça, que haviam retornado da Campanha da Itália receberam a Medalha de Bravura, pelos excelentes serviços prestados à Nação e aos aliados. Enquanto, os familiares dos militares que foram abatidos em combate, foram agraciados com a Medalha de Sangue.
Tal condecoração foi criada por intermédio do Decreto-Lei nº 7.709, de 5 de julho de 1945 com o objetivo de conceder aos oficiais, praças, assemelhados e civis, destacados para o teatro de operações na Itália, e que ali tivessem sido feridos em consequência de ação objetiva do inimigo.
Presente na solenidade o Coronel Fontenelle, assistiu junto as autoridades presentes as palavras proferidas pelo Tenente Coronel Pamplona que compartilhou a mensagem recebida do 1º Grupo Aviação de Caça em operações na Europa, que foi gravada junto ao monumento, conforme segue:
"1° Grupo de Caça em operações na Europa
Ao Cel Fontenelle e demais companheiros dos Afonsos,
A mensagem que nos enviastes teve a força de uma contribuição concreta ao espírito que nos anima na luta contra os detratores da liberdade e dos direitos dos povos.
Prometemos-vos que continuaremos a luta sem tréguas e confiamos plenamente que o fruto dos nossos honrosos sacrifícios seja o mundo melhor de todos os brasileiros.
Itália, Janeiro de 1945."
Com a mudança definitiva da sede da AFA para o Ninho das Águias, na cidade de Pirassununga/SP em 1971, o então Comandante da Escola de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Geraldo Labarthe Lebre, determinou a transferência da escultura para o novo local.
Atualmente a Águia Ferida está exposta na entrada principal da Academia da Força Aérea como símbolo dessa importante conquista dos heróis brasileiros na 2º Guerra Mundial.
Fonte: Almeida, Thiago Garcia de. Monografia sob o título: Símbolos e Tradições Militares - Pirassununga/SP: AFA, 2011.
Redes Sociais