Inaugurado em --/--/1941
O monumento Nossos Valores, reúne e interliga os sentimentos de estima aos valores que devem integrar a vida do militar, como:
O amor à profissão forma um excelente profissional. Como consequência, a pessoa vive de bem com a vida, relaciona-se melhor com ela mesma e com os outros. A alegria e satisfação com que exerce a profissão é contagiante.
A hierarquia e disciplina militares são princípios constitucionais que constituem a base das organizações militares, condensando valores como o respeito à dignidade do ser humano, o patriotismo, o civismo, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade, a honra, a honestidade e a coragem.
Sobre a coragem, traduz-se em moral forte perante o perigo, os riscos; bravura e intrepidez, assim como firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
O espírito de corpo, é um desses símbolos aos quais se referem a união dos indivíduos em matéria, pensamento e ação. É ideal de força, eficiência e eficácia a ser buscado e construído de forma permanente.
A dignidade, é uma qualidade relacionada ao merecimento de honra e respeito. Trata-se da particularidade de quem representa brio, decência e grandeza moral.
Mas é o dever como cidadão que traz à tona a obrigação moral de cumprir seus compromissos. Assim o dever militar tem que ser considerado em relação à profissão e ao serviço.
O verdadeiro patriotismo se traduz no impulso para defender a pátria através da prática de lealdade, amor devotado, identificação, apoio ou defesa de um determinado país.
A fé ilumina a própria existência, dando-lhe um sentido de missão.
O amor à verdade leva-nos a sermos sinceros em primeiro lugar conosco. Manter uma consciência limpa, livre de qualquer tipo de culpa, pautando sua conduta no pudor militar.
Fonte: SCS/AFA.
Redes Sociais