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HISTÓRICO
 
O Sonda III, foi o terceiro foguete da família Sonda, cujo desenvolvimento teve início em 1970, seguindo na mesma estratégia do Sonda II, ele era bem parecido, na concepção geral, com o foguete canadense Black Brant IV da Bristol Aerospace, no entanto com uma certa influência Francesa e usando como segundo estágio o mesmo motor do modelo Sonda II.  
 
Em fevereiro de 1976, ocorreu o seu primeiro lançamento, cujo segundo estágio era inerte (sem propelente ativo). Enquanto, o veículo completo foi lançado apenas em setembro daquele ano. Até 2001, foram realizados trinta voos, lançando ao espaço variadas cargas úteis nacionais e estrangeiras para experimentos. A última viagem ocorreu em maio de 2002. A condução desse projeto se fez em bases mais avançadas que o SII, pelo engenheiro Jayme Boscov que havia regressado ao Brasil após nove anos de trabalho no desenvolvimento de foguetes na França. 
 
De acordo com Boscov, as principais conquistas alcançadas com esse veículo foram:
 
  • • Desenvolvimento do propulsor do primeiro estágio, com 557 mm de diâmetro;
  • • O tratamento térmico do envelope motor passou a ser feito na Wotan, no Rio Grande do Sul. A empresa ainda hoje dispõe de forno vertical, mais propício, por induzir menos deformações que os formos horizontais;
  • • Desenvolvimento e produção do respectivo bloco de propelente;
  • • Projeto aerodinâmico de uma configuração mais complexa, envolvendo dois jogos de empenas. As empenas do segundo estágio são necessárias porque a separação ocorre dentro da atmosfera. Sem elas, o segundo estágio seria estaticamente instável;
  • • Desenvolvimento do sistema de separação de estágio (parafusos explosivos);
  • • Desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, para permitir o monitoramento do comportamento do veículo em voo;
  • • Desenvolvimento de itens pirotécnicos.
O SIII realizou voos importantes para os desenvolvimentos tecnológicos e científicos nacionais ao transportar experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e de parceiros internacionais. Em particular, o experimento Instrumentação gerou muitos frutos que merecem registro.
 
O desenvolvimento da família de cargas úteis do projeto Instrumentação foi realizado no próprio Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o objetivo principal de controlar em atitude um corpo no espaço. Essas ações seriam precursoras para o futuro controle de atitude dos foguetes. O controle com atitude da carga útil se fez por meio de seu apontamento solar. Para tanto, a carga útil era equipada com os seguintes sistemas:
 
  • • Sensores ópticos para os apontamentos grosso e fino;
  • • Sistema de gás frio (nitrogênio) para a geração do torque de controle;
  • • Rede elétrica de controle, para processar as informações dos sensores ópticos e comandar o sistema de gás frio, obtendo assim o apontamento desejado;
  • • Sistema de telemetria para processamento e envio ao solo das informações de bordo; e sistema de recuperação da carga útil no mar.
Em linhas gerais, o funcionamento do sistema é descrito a seguir:
 
  • • Após a separação do segundo estágio, era ejetada a ponta da coifa para liberar a visada do sistema solar de apontamento fino. Também eram liberadas as proteções dos quatro sensores de apontamento solar grosso, instalados na região cilíndrica da carga útil;
  • • O sistema de controle passava a ler a resposta dos sensores de apontamento grosso e comandava a abertura de válvulas de gás frio. Os jatos de gás criavam torques em torno do cg da carga útil e a movimentavam angularmente até que as leituras dos quatro sensores solares se tornassem iguais, dentro do nível de erro daqueles sensores; 
  • • Atingida aquela situação, o sensor fino já passava a ver o Sol. Daí em diante o controle passava a se basear somente na leitura deste último sensor, e a carga útil prosseguia voando apontada para o Sol, até a reentrada na atmosfera e até o esgotamento do reservatório de gás frio;
  • • Após a reentrada na atmosfera, era liberado o sistema de paraquedas e eram ejetados marcadores de água para facilitar a identificação do ponto de impacto da carga no mar na busca pelo Bandeirante de Patrulha da Marinha. Este avisava a corveta da Marinha sobre a posição exata da carga, que finalmente era resgatada e analisada em laboratório.

A Instrumentação 04, que cumpriu sua missão com sucesso em 23 de agosto de 1979, encontra-se em exposição no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). 

A família de foguetes de sondagem brasileiros, Sonda e seus componentes foram empregados no desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), um modelo de foguete desenvolvido no Brasil com a finalidade de colocar satélites na órbita da Terra. 

Fonte: Palmerio, Ariovaldo Felix. Introdução à Tecnologia de Foguetes. São José dos Campos/SP: SindCT, 2017.

  

FICHA TÉCNICA

Massa da Carga Útil   60 Kg
Massa na Decolagem   1.615 Kg
Comprimento Total   6,71 M 
Apogeu   700 Km
Tempo de Microgravidade   750S
     
1º Estágio   S-III
Motor   S30
Diâmetro Externo   557 Mm
Tempo de Queima   29 S
Comprimento   3,48 M
Massa de Propelente   864 Kg
Massa Estrutural   347 Kg
Empuxo no Vácuo   95 kN
     
2º Estágio   S-III
Motor   S20 
Diâmetro Externo   300 Mm
Tempo de Queima   22 S
Comprimento   2,98 M
Massa de Propelente   249 Kg
Massa Estrutural   94 Kg
Empuxo no Vácuo     32 kN
     

INFORMAÇÕES EXTRAS

Período de Atividade   1976 - 2002 
Designação   S III
Número de Voos   23 Operações
Emprego   Sondagem Aeroespacial | Experimentos
Operações   25/02/1976 - SERIDÓ
21/09/1976 - IPIRANGA 
31/03/1977 - FORTE COIMBRA
19/10/1977 - BAGATELLE
26/04/1978 - TIRADENTES
27/09/1978 - CAXIAS
23/08/1979 - FERNANDO DE NORONHA
27/08/1980 - PAULO FREITAS
10/12/1980 - SÃO PAULO
22/12/1980 - TEFFE
30/06/1982 - HUMAITA
08/09/1982 - CRUZEIRO DO SUL
13/09/1982 - CRUZEIRO DO SUL
17/09/1982 - CRUZEIRO DO SUL
18/09/1982 - CRUZEIRO DO SUL
    01/07/1983 - MANICORÉ
31/08/1983 - WALLOPS
11/11/1983 - WALLOPS
26/07/1984 - BOA VISTA
11/12/1985 - BARREIRA DO INFERNO
31/10/1986 - QUELUZ
30/11/1990 - MANIVAL
29/04/1991 - TAPEREI
31/05/1992 - PEPITAL
17/11/1993 - PACURUÍ
12/10/1995 - CLBI 30
18/12/1995 - PERI-AÇU
11/11/1996 - RIO GRANDE
23/05/1998 - CARUARU
16/12/2000 - ALECRIM - PSO
12/05/2002 - PARNAMIRIM
   
LOCALIZAÇÃO
 
Na rotatória próximo ao Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Clique no mapa para obter rota.
 
MAPA Sonda Espacial 
 
 
 
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