Inaugurado em 16/10/1960
Histórico
No dia 16 de outubro de 1960, a solenidade foi inserida no conjunto de comemorações da Semana da Asa. Na ocasião chegavam pela primeira vez em Pirassununga/ SP um grupamento de Cadetes Aviadores, oriundos do Campo dos Afonsos/RJ, representando a essência e a razão da existência da Escola de Aeronáutica (EAer).
A partir de relatos da época, a chegada dos Cadetes foi apoteótica, com um longo comboio de viaturas da Aeronáutica entrando na cidade precedido das sirenes da Polícia Rodoviária. Ao longo de todo o trajeto que conduzia à praça central da localidade, a população se aglomerava para ver os Cadetes.
O Prefeito Lauro Pozzi, em ato solene, fez a entrega da chave da cidade ao Cadete Fleury Curado, então Cadete Zero Um do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Em seguida, o vice-prefeito Fausto Victorelli, saudou os jovens militares com um acalorado discurso, ressaltando a importância do acontecimento, tanto para a cidade quanto para a FAB. Desde então, se manteve a tradição de homenagear os Cadetes que se destacam ao longo do curso de formação.
No entanto, a partir de 7 de fevereiro de 2017, o Cadete Zero Um, passou a receber o título de Líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Nesta mesma data foi inaugurado o quadro do Líder do Corpo de Cadetes/Destaque Acadêmico, no CCAer, para expor na galeria os Cadetes que alcançaram esse feito.
Durante o evento, o Coronel Aviador Webert Romeiro Freire, Comandante do CCAer, deu início a solenidade parabenizando o novo Líder do Corpo de Cadetes, dirigindo-lhe algumas palavras e ao Comandante da AFA do período, que também estava presente na ocasião.
Na oportunidade o Cadete Aviador Pedro Barbezani Carvalho e Ribeiro, o então Líder do Corpo de Cadetes, descerrou o quadro na galeria na companhia do Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, Comandante da AFA na época, que fez uso da palavra, em uma cerimônia simples, porém, de notório significado.
Fonte: Calaza, Cláudio Passos e Lopes Filho, Hermilindo. Precursores da Academia da Força Aérea – O Novo “Ninho das Águias”. Rio de Janeiro: Luzes, 2018.
Localização do Monumento
No pátio do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Clique no mapa para obter rota.
Redes Sociais