Reinaugurado em 23/06/2022
Histórico
No dia 23 de junho de 2022, foi reinaugurado o tradicional Lago do Lachê no Pátio do Setor W (Oeste) da AFA. Com o objetivo de resgatar uma tradição militar iniciada por volta do ano de 1930, no Campo dos Afonsos/RJ, na Escola de Aviação Militar, quando o batismo pelas águas no Lago do Lachê era utilizado como rito de passagem para marcar o primeiro voo solo do Cadete.
Em 1969, após a alteração do nome de Escola de Aeronáutica (EAer) para a atual denominação Academia da Força Aérea e a transferência definitiva da sede no Campo dos Afonsos/RJ para a cidade de Pirassununga/SP em 1971, onde a AFA se estabeleceu até o momento, o rito se manteve, sendo construído um novo Lago do Lachê somente para este fim. Ao centro da nova estrutura, o destaque fica por conta da hélice da aeronave P-47D Thunderbolt, caça utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na 2ª Guerra Mundial. No entanto, em 2005 o banho no lago foi substituído pelo banho de mangueira, como é feito até os dias de hoje.
Durante a solenidade presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, estavam também presentes membros do Esquadrão Coringa, que se encontravam em visita à AFA. Além de Comandantes de Unidades, Chefes de Divisão e Setores da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS).
Fonte: SCS/AFA.
Localização do Monumento
Próximo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS). Clique no mapa para obter rota.
Redes Sociais