Na última terça-feira, 22/10, os cadetes aviadores do 1º Esquadrão, Turma Uiraçu, participaram do protocolo de identificação de aerocinetose no Centro de Reabilitação Vestibular da AFA.
Redação: SCS/AFA, por Maj Terra
Fotos: Arquivo CCAER
O objetivo foi de detectar precocemente cadetes com predisposição a desenvolver aerocinetose, condição que provoca sintomas como náuseas e dores de cabeça durante a instrução aérea. O protocolo simula manobras típicas, como loopings e parafusos, em um equipamento avançado, o GyroStim, implementado na AFA no ano de 2023. Os cadetes que apresentam sintomas são encaminhados para o protocolo de reabilitação vestibular, visando mitigar a incidência dessa condição fisiológica.
Sobre a aerocinetose na medicina aeroespacial
A aerocinetose, também conhecida como "enjoo de movimento aéreo", é uma condição fisiológica comum durante voos e instruções aéreas. Ela ocorre quando há conflito entre as informações visuais e vestibulares (responsáveis pelo equilíbrio), gerando sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça e sudorese. A prevenção e o tratamento envolvem protocolos de reabilitação vestibular, que ajudam a reduzir a sensibilidade do sistema vestibular a movimentos bruscos, típicos da aviação. Equipamentos como o GyroStim são utilizados para diagnóstico e tratamento em cadetes aviadores.
Redes Sociais