A 19ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) será realizada no período de 22 a 26 de julho de 2024 na Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro/RJ. O CADN tem como finalidade o estímulo à reflexão e aos estudos de temas que envolvam a Defesa Nacional.
Nesta edição, além das equipes da EN, serão disponibilizadas até 280 vagas individuais para autores de artigos científicos aprovados e classificados. Há, ainda, previsão da realização de cinco minicursos e apresentação de 56 trabalhos selecionados para participarem do Congresso.
O evento recebe universitários civis de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e, também militares das três Escolas Militares, além de estudantes do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Universidade da Força Aérea (UNIFA), com o objetivo de aproximar os universitários dos temas relacionados à Defesa.
A participação dos congressistas ocorre por meio de uma licitação na modalidade concurso, onde são selecionados os melhores artigos desenvolvidos com as seguintes temáticas: meio ambiente, geopolítica, segurança, desenvolvimento, defesa, tecnologia e outros. Os autores dos melhores trabalhos recebem passagem, alimentação e hospedagem para apresentarem suas pesquisas no Congresso.
Além da apresentação dos artigos, serão realizados cinco minicursos com a temática do evento, além de visita às instalações e equipamentos da Escola Naval. A atividade estimula o debate entre alunos e professores, além de ser uma oportunidade de integrar o meio acadêmico civil e militar.
O evento é uma realização da Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com a Escola Naval (EN). O CADN ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas. A Edição de 2023 foi realizada na Academia da Força Aérea (AFA) e, em 2025, o CADN ocorrerá na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O Congresso trará novas oportunidades de integração e de incentivos à pesquisa sobre assuntos relacionados a Defesa Nacional pela comunidade acadêmica.
Fonte: Escola Superior de Defesa (ESD)
Redes Sociais