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HISTÓRICO
 

O T-27 nasceu não só para substituir o Cessna T-37 da Academia da Força Aérea (AFA), mas para impulsionar a indústria nacional. Das 118 aeronaves, 60 seriam destinadas à AFA até 1985. Entretanto, a instrução dos Cadetes do quarto ano passou a ser feita no T-27 desde o dia 1º de julho de 1984. Todos os T-27 destinados ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) saíam de fábrica com uma pintura branca com faixas laranja e matrícula pintada na fuselagem.

Na Força Aérea Brasileira o Tucano foi usado em missão de instrução aérea, demonstração aérea e ataque, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea. As aeronaves basicamente eram designadas como T-27 na FAB, mas com a introdução das aeronaves camufladas, ele passou a ser chamado de AT-27, sem ela ter sido aplicada de fato nas aeronaves. O AT-27 passou a ser aplicado a partir de 2000 em alguns Tucanos. O mesmo ocorreu com a designação A-27, observada a partir de 2002. Já algumas aeronaves designadas XT-27, serviram ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Ao longo dos anos, várias aeronaves já foram desativadas. No entanto, atualmente o T-27 Tucano, é um avião de treinamento avançado, utilizado na instrução dos Cadetes Aviadores no último ano de formação. Devido sua cabine ser similar à de um avião de caça, isso ajuda a familiarizar os Cadetes a esse tipo de aeronave. Além do Brasil, diversos outros países também utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido a sua excepcional manobrabilidade.

 

Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.

 

FICHA TÉCNICA

Fabricante    Embraer 
Motor    Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 shp
Envergadura    11,14 M 
Comprimento    9,86 M 
Altura    3,40 M
Peso Vazio | Peso Máx.   1.800 Kg | 3.175 Kg
Velocidade Máx.   288 Kt [528 Km/h] (VNE A 10.000 Ft)
Razão de Subida   810 M/min
Teto Operacional   32.598,43 Ft [9.936 M]
Alcance     2.112 Km
Emprego   Treinamento | Demonstração Aérea | Ensaios em Voo | Ataque
     

INFORMAÇÕES EXTRAS

Período de Atividade   1983 - Atualmente 
Designação   YT-27, T-27, AT-27, XT-27 e A-27
Matrículas   1300 a 1450
Exemplares no Brasil   151 exemplares encomendados, mas foram recebidos 136 exemplares. Destas unidades 15 foram revendidas à Administração Federal de Aviação (FAA), que manteve a matrícula FAB nas aeronaves.
Unidades Aéreas   Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)
1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA)
2° Esquadrilha de Ligação e Observação (2º ELO)
1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação - Esquadrão Rumba (1º/5º GAv)
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)
7º Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Cobra (7º ETA)
1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação - Esquadrão Escorpião (1º/3º GAv)
2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação - Esquadrão Grifo (2º/3º GAv)
3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação - Esquadrão Flecha (3º/3º GAv)
1º Grupo de Aviação de Caça - Esquadrão Senta a Púa (1º GAvCa)
1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação - Esquadrão Pampa (1º/14º GAv)
1º Grupo de Defesa Aérea - Esquadrão Jaguar (1º GDA)
  
LOCALIZAÇÃO
 
Em frente ao Ginásio Desportivo da Academia da Força Aérea. Clique no mapa para obter rota.
MAPA T-27 1337 
 
 
 
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