BRASIL
O Aerotec A-122A Uirapuru, mais conhecido com T-23, entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 1969 e foi utilizado na formação básica dos Cadetes, na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP), e também na formação dos pilotos da reserva no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), em Natal (RN).
Durante sua passagem pelas fileiras da FAB, os 76 Zarapa, como os pilotos comumente denominavam as aeronaves T-23, ajudaram a formar milhares de pilotos e, oficialmente, deixaram o serviço ativo em 1º de junho de 1984. No entanto, algumas aeronaves permaneceram na Academia da Força Aérea por mais algum tempo, atuando no reboque de planadores para a instrução dos Cadetes no Clube de Voo a Vela, atual Esquadrão de Voo a Vela (EVV). E, as demais unidades foram enviadas às dezenas de aeroclubes brasileiros, onde continuaram contribuindo por muitos anos para a formação de centenas de jovens pilotos civis.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
||
Fabricante | Indústria Aeronáutica Aerotec S.A. | |
Motor | Lycoming IO-320 B2B de 160 hp | |
Envergadura | 8,50 M | |
Comprimento | 6,65 M | |
Altura | 2,70 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 540 Kg | 840 Kg | |
Velocidade Máx. | 122,57 Kt [227 Km/h] | |
Razão de Subida | 264 M/min | |
Teto Operacional | 14.763,78 Ft [4.500 M] | |
Alcance | 800 Km | |
Emprego | Treinamento Primário | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
||
Período de Atividade | 1969 - 1984 | |
Designação | T-23 | |
Matrículas | 0940 a 0999 1730 a 1745 |
|
Exemplares no Brasil | 76 exemplares | |
Unidades Aéreas | Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) Academia da Força Aérea (AFA) |
Redes Sociais