BRASIL | HOLANDA
Em agosto de 1953, foi assinado o primeiro contrato entre o Ministério da Aeronáutica e a Fokker Indústria Aeronáutica S/A. Os primeiros cinco aviões Fokker S.11-4, todos fabricados na Holanda e montados no Brasil, só ficaram prontos no último trimestre de 1956. A partir daí foram distribuídos à Escola de Aeronáutica (EAer) e incorporados ao estágio básico.
Os primeiros 14 exemplares construídos no Brasil chegaram à EAer entre janeiro e fevereiro de 1957. O T-21, chamado na FAB de Canela Dura, era muito superior ao seu antecessor, PT-19, e aumentou a qualidade da formação dos Cadetes da época.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
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Fabricante | Fokker Indústria Aeronáutica S/A Ilha do Governador/RJ (Brasil) N. J. Konklijke Nederlandshe Vliegtuigen Fabriek Fokker - Amsterdam (Holanda) |
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Motor | Lycoming O435A de 190 hp | |
Envergadura | 11,00 M | |
Comprimento | 8,18 M | |
Altura | 2,22 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 810 Kg | 1.100 Kg | |
Velocidade Máx. | 112,85 Kt [209 km/h] | |
Razão de Subida | 163 M/min | |
Teto Operacional | 14.599,74 Ft [4.450 M] | |
Alcance | 630 Km | |
Emprego | Treinamento Primário | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
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Período de Atividade | 1956 - 1973 | |
Designação | T-21 | |
Matrículas | 0700 a 0799 | |
Exemplares no Brasil | 100 exemplares | |
Unidades Aéreas | Escola de Aeronáutica (EAer), atualmente denominada Academia da Força Aérea (AFA) |
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