EUA
Na década de 50, o uso ostensivo do helicóptero na Guerra da Coreia, foi uma das maiores evoluções táticas no campo de batalha, desde o aparecimento dos carros de combate, na Primeira Guerra Mundial. Apesar de ter seu emprego mais voltado para o resgate de soldados feridos em combate e de tripulações abatidas atrás das linhas inimigas, sua presença maciça já foi o prenúncio das novas possibilidades no quesito mobilidade aérea, para a tropa e para o ressuprimento aéreo. Em 1979, a FAB optou por padronizar toda a sua frota de Bell 205 e transformou todos os SH-1D e UH-1D ainda em operação no tipo UH-1H até o final de 1980. Com essa ação eliminou um problema logístico criado pela necessidade de manutenção de dois tipos de motor, e as unidades aéreas passaram a dispor de uma aeronave com maior potência. Além disso, em 2006 a FAB alterou a designação de seus helicópteros, e os Bell 205 passaram a ser designados como H-1H. No total, a FAB empregou 68 aeronaves, sendo os últimos esquadrões a tê-los em seus acervos o 1º/8º GAv e o 2º/10º GAv, unidades pioneiras em seu emprego, que as substituíram pelos H-36 Caracal.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
||
Fabricante | Bell Helicopter Company | |
Motor | Lycoming T-53-L-13 de 1.400 shp | |
Diâmetro do Rotor Principal | 14,63 M | |
Comprimento | 12,77 M | |
Altura | 4,42 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 2.309 Kg | 4.309 Kg | |
Velocidade Máx. | 121 Kt [222 Km/h] | |
Razão de Subida | 488 M/min | |
Teto Operacional | 12.598,43 Ft [3.840 M] | |
Alcance | 575 Km | |
Emprego | Ataque | Transporte | SAR | Emprego Geral | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
||
Período de Atividade | 1967 - 2018 | |
Designação | SH-1D, UH-1D, UH-1H e H-1H | |
Matrículas | 8530 a 8535 (SH-1D) 8536 a 8543 (UH-1D) 8650 a 8703 (UH-1H) |
|
Exemplares no Brasil | 68 exemplares | |
Unidades Aéreas | 1° Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 2° Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 3° Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 4° Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 5° Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Falcão (1°/8° GAv) 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Poti (2°/8° GAv) 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Puma (3°/8° GAv) 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Pantera (5°/8° GAv) 7° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação - Esquadrão Hárpia (7º/8º GAv) Centro de Instruções de Helicópteros 1° Esquadrão do 11° Grupo de Aviação - Esquadrão Gavião (1º/11º GAv) 2° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv) |
LOCALIZAÇÃO
Redes Sociais