INGLATERRA
Em 22 de maio de 1953, tendo como segundo piloto o Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Nero Moura, um Gloster Meteor sobrevoou a Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Na época, era uma grande novidade para os militares por se tratar de uma nova tecnológica para os padrões brasileiros. Durante esse emblemático voo os espectadores testemunhavam o nascimento da era do jato puro na FAB e no Brasil.
Em 1952, o Ministro Nero Moura, para elevar a Força Aérea Brasileira ao nível das Forças Armadas dos países mais desenvolvidos da época, empenhou-se em efetivar a compra de 10 Gloster Meteor TMk.7, designados TF-7 na FAB, e 60 Gloster Meteor FMk.8, que ficaram conhecidos como F-8. Um fato curioso sobre a aquisição dessas aeronaves, foi o uso de 15 mil toneladas de algodão como moeda de troca no pagamento dos aviões aos ingleses. Na verdade, o que determinou a compra foi o fato de que os P-47 da FAB não conseguiam mais sequer acompanhar em voo os modernos jatos comerciais da época, como o de Havilland Comet britânico entre outros.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
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Fabricante | Gloster Aircraft Corporation | |
Motor | 2 Rolls-Royce Derwent 8 de 3.600 lb cada um | |
Envergadura | 11,32 M | |
Comprimento | 13,58 M | |
Altura | 4,21 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 4.819 Kg | 8.633 Kg | |
Velocidade Máx. | 512,42 Kt [949 Km/h] | |
Razão de Subida | 2.136 M/min | |
Teto Operacional | 43.999,34 Ft [13.411 M] | |
Alcance | 1.575 Km | |
Emprego | Caça | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
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Período de Atividade | 1953 - 1974 | |
Designação | F-8 | |
Matrículas | 4400 a 4460 | |
Exemplares no Brasil | 61 exemplares | |
Unidades Aéreas | 1º Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça – Esquadrão Jambock (1°/1° GAVCA) 2º Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça – Esquadrão Pif-Paf (2°/1° GAVCA) 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação - Esquadrão Pampa (1°/14° GAV) |
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