EUA
Em 10 de dezembro de 1956, chegaram à Base Aérea de Fortaleza quatro jatos Lockheed AT-33A, todos trasladados para o Brasil por oficiais da USAF. Com a chegada das novas aeronaves foram ministradas as etapas de conversão dos instrutores de voo do 1º/4º GAv, para em seguida realizar o desejado curso de padronização de instrutores naquela nova aeronave como preparação para prosseguir nos jatos F-80C, um processo que durou até 1957. A partir de 1973, salvo as células que se encontravam no Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF) para fins de revisão geral, os TF-33 só podiam ser encontrados no 1º/14° GAv. E apesar de suas limitações, os TF-33 daquele esquadrão continuavam participando de um variado leque de operações de pequeno e grande portes organizadas pela FAB. Mas estava claro para todos que o fim da carreira operacional dessas aeronaves estava rapidamente se aproximando. Definido que o sucessor do TF-33 seria o Northrop F-5E, em 1º de agosto de 1974, foi assinada a Portaria Confidencial C-001/GM4, que efetivamente assinalava o fim da vida operacional desses já cansados jatos. A desativação dos últimos TF-33 foi feita por etapas, com alguns aviões sendo recolhidos ao PAMA-RF naquele mesmo ano. O que não impediu a maciça participação dos TF-33 na Operação Madeira, realizada em Rio Branco/AC. Finalmente, em 1975, foram desativados os derradeiros TF-33 após 19 anos de valiosos serviços à FAB.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
||
Fabricante | Lockheed Aircraft Corp. | |
Motor | Allison J-33-A-35 de 5.200lb | |
Envergadura | 11,85 M | |
Comprimento | 11,48 M | |
Altura | 3,55 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 3.794 Kg | 6.831 Kg | |
Velocidade Máx. | 521,06 Kt [965 Km/h] | |
Razão de Subida | 1.484 M/min | |
Teto Operacional | 47.998,69 Ft [14.630 M] | |
Alcance | 2.050 Km | |
Emprego | Treinamento Avançado | Caça | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
||
Período de Atividade | 1956 - 1975 | |
Designação | T-33, T-33A, TF-33, TF-33A e AT-33A | |
Matrículas | T-33A-1-LO: 4310 a 4319 | AT-33A-20-LO: 4320 a 4367 | |
Exemplares no Brasil | 58 exemplares | |
Unidades Aéreas | 1° Esquadrão do 4° Grupo de Aviação - Esquadrão Pacau (1º/4º GAV) 1° Esquadrão do 14° Grupo de Aviação - Esquadrão Pampa (1º/14º GAV) 1° Esquadrão do 1° Grupo de Aviação de Caça - Esquadrão Jambock (1º/1º GAVC) 2° Esquadrão do 1° Grupo de Aviação de Caça - Esquadrão Pif-Paf (2º/1º GAVC) |
Redes Sociais