BRASIL | ITÁLIA
A primeira aeronave italiana MB- 326G, chegou ao brasil em 1969 para demonstração de suas qualidades operacionais. A aeronave chamou a atenção das autoridades brasileiras por sua versatilidade, pois permitiria desde o treinamento dos futuros caçadores com o emprego de armamento variado até equipar unidades operacionais de caça e ataque. Portanto, visando abrir uma linha de montagem da aeronave no Brasil, no ano seguinte foi feito um acordo entre a italiana Aermacchi e a Embraer para a produção da nova aeronave designada AT-26 Xavante. A partir dessa parceria o primeiro exemplar produzido em território nacional realizou seu primeiro voou no dia 3 de setembro de 1971, sendo entregue 6 dias depois o primeiro avião. Essas aeronaves foram usadas tanto em unidades de treinamento como em unidades operacionais de caça e fotorreconhecimento. Assim, esses aviões formaram a espinha dorsal da FAB e realizaram milhares de horas de voo, sendo os responsáveis pela formação de grande parte dos atuais caçadores brasileiros. Apesar da sua aposentadoria, em 2010, três AT-26 ainda continuaram voando pelo Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV), unidade que vinha usando o Xavante (designado internamente XA-26), desde 1978, para ensaios em voo. Ao longo de sua existência essa unidade trocou de nome para PEV (Pesquisa e Ensaio em Voo) e GEEV (Grupo Especial de Ensaio em Voo), mas sempre manteve o Xavante no seu inventário. Em 2014, os dois últimos AT-26 pertencentes ao IPEV foram definitivamente desativados, restando apenas a história dessa aeronave na FAB.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
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Fabricante | Embraer | Aermacchi | |
Motor | Rolls-Royce Viper 20 MK-540 de 3.410 lb | |
Envergadura | 10,84 M | |
Comprimento | 10,65 M | |
Altura | 3,72 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 2.474 Kg | 5.216 Kg | |
Velocidade Máx. | 469,76 Kt [870 Km/h] | |
Razão de Subida | 1.737 M/min | |
Teto Operacional | 46.998,03 Ft [14.325 M] | |
Alcance | 1.850 Km | |
Emprego | Treinamento | Caça | Ataque | Ensaio em Voo | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
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Período de Atividade | 1971 - 2014 | |
Designação | AT-26 | |
Matrículas | 4462 a 4627 | |
Exemplares no Brasil | 167 exemplares | |
Unidades Aéreas | 1º e 3º Esquadrões de Instruções Aéreas (EIA) do Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE) 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) 1º Grupo de Aviação de Caça - Esquadrão Jambock (1º GAVCA) 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação - Esquadrão Joker (2°/5° GAV) 1º Esquadrão do 4º Grupo de Aviação - Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação - Esquadrão Poker (1°/10° GAV) 3º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação - Esquadrão Centauro (3°/10° GAV) 1º Grupo de Defesa Aérea - Esquadrão Jaguar (1º GDA) Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV) Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF) |
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