BRASIL
Na década de 1960, os parcos recursos para a aquisição, no exterior, de uma aeronave substituta para os velhos North American T-6 empregados na instrução dos Cadetes da Força Aérea Brasileira levou o Ministério da Aeronáutica a procurar uma solução de forma doméstica.
Como a Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva possuía um contrato para a produção dos U-42 e L-42 Regente em Botucatu/SP, o Ministério da Aeronáutica os consultou sobre a possibilidade da execução de um projeto de uma aeronave monomotora para treinamento básico e avançado.
A Neiva, que já vinha trabalhando num projeto de Joseph Kovacs, engenheiro aeronáutico húngaro radicado no Brasil, aproveitou a oportunidade e apresentou como proposta seu Modelo N-621 ao Ministério da Aeronáutica, que o aprovou de imediato.
Então, em 9 de abril de 1966 ocorreu o primeiro voo do N-621, sob o prefixo civil PP-ZTW. Mas, foi apenas em dezembro de 1967 que o Ministério da Aeronáutica assinou um contrato para a produção de 150 unidades da aeronave, mas conhecida como T-25 Universal.
Entre os anos de 1980 e 1983, os aviões T-25 da AFA foram empregados no renascimento da Esquadrilha da Fumaça, desativada desde 1976. Logo, denominado como Cometa Branco, o embrião do futuro Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), realizou sua primeira demonstração oficial, em 10 de julho de 1980, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes. A partir daí os T-25 abrilhantam inúmeras solenidades na AFA até hoje.
Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.
FICHA TÉCNICA |
||
Fabricante | Sociedade Construtora Aeronáutica NEIVA | |
Motor | Lycoming 10-540K 1D5 de 300hp | |
Envergadura | 11,00 M | |
Comprimento | 8,60 M | |
Altura | 3,00 M | |
Peso Vazio | Peso Máx. | 1.150 Kg | 1.700 Kg | |
Velocidade Máx. | 240 Kt [440 Km/h] (VNE) | |
Razão de Subida | 320 M/min | |
Teto Operacional | 20.013,12 Ft [6.100 M] | |
Alcance | 1.150 Km | |
Emprego | Treinamento | Ataque Leve | Demonstração Aérea | |
INFORMAÇÕES EXTRAS |
||
Período de Atividade | 1971 - Atualmente | |
Designação | T-25, T-25A, T-25C e AT-25 e YT-25 | |
Matrículas | 1830 a 1979 | |
Exemplares no Brasil | 168 exemplares | |
Unidades Aéreas | Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) Academia da Força Aérea (AFA) Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) Bases Aéreas 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Poti (2º/8º GAV) 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) 1º, 2º e 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA) |
Redes Sociais