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HISTÓRICO
 

Na década de 1960, os parcos recursos para a aquisição, no exterior, de uma aeronave substituta para os velhos North American T-6 empregados na instrução dos Cadetes da Força Aérea Brasileira levou o Ministério da Aeronáutica a procurar uma solução de forma doméstica.
Como a Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva possuía um contrato para a produção dos U-42 e L-42 Regente em Botucatu/SP, o Ministério da Aeronáutica os consultou sobre a possibilidade da execução de um projeto de uma aeronave monomotora para treinamento básico e avançado.

A Neiva, que já vinha trabalhando num projeto de Joseph Kovacs, engenheiro aeronáutico húngaro radicado no Brasil, aproveitou a oportunidade e apresentou como proposta seu Modelo N-621 ao Ministério da Aeronáutica, que o aprovou de imediato.

Então, em 9 de abril de 1966 ocorreu o primeiro voo do N-621, sob o prefixo civil PP-ZTW. Mas, foi apenas em dezembro de 1967 que o Ministério da Aeronáutica assinou um contrato para a produção de 150 unidades da aeronave, mas conhecida como T-25 Universal.

Entre os anos de 1980 e 1983, os aviões T-25 da AFA foram empregados no renascimento da Esquadrilha da Fumaça, desativada desde 1976. Logo, denominado como Cometa Branco, o embrião do futuro Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), realizou sua primeira demonstração oficial, em 10 de julho de 1980, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes. A partir daí os T-25 abrilhantam inúmeras solenidades na AFA até hoje.

 

Fonte: Flores Jr., Jackson, Aeronaves Militares Brasileiras: 1916-2015. Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.

  

FICHA TÉCNICA

Fabricante    Sociedade Construtora Aeronáutica NEIVA 
Motor    Lycoming 10-540K 1D5 de 300hp
Envergadura    11,00 M 
Comprimento    8,60 M 
Altura    3,00 M
Peso Vazio | Peso Máx.   1.150 Kg | 1.700 Kg
Velocidade Máx.   240 Kt [440 Km/h] (VNE)
Razão de Subida   320 M/min
Teto Operacional   20.013,12 Ft [6.100 M]
Alcance     1.150 Km
Emprego   Treinamento | Ataque Leve | Demonstração Aérea
     

INFORMAÇÕES EXTRAS

Período de Atividade   1971 - Atualmente 
Designação   T-25, T-25A, T-25C e AT-25 e YT-25
Matrículas   1830 a 1979
Exemplares no Brasil   168 exemplares
Unidades Aéreas   Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM)
Academia da Força Aérea (AFA)
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr)
Bases Aéreas
1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Falcão (1º/8º GAV)
2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Poti (2º/8º GAV)
5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Pantera (5º/8º GAV)
Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)
Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS)
1º, 2º e 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA)
  
LOCALIZAÇÃO
 
Pátio do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Clique no mapa para obter rota.
MAPA T 25A 1870 
 
 
 
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