Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INSTITUCIONAL – Comandante da Universidade da Força Aérea recebe Presidente da FGV
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) recebeu, no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ), a visita do presidente da Fundação Getúlio Vargas _ FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal. Na ocasião, o comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, realizou um briefing institucional sobre as atividades finalísticas e de apoio desenvolvidas pela Universidade e suas organizações de ensino subordinadas _ ECEMAR e EAOAR.   O comandante aproveitou ainda a oportunidade para descrever a importância do legendário Campo dos Afonsos na história da aviação militar no Brasil, durante a visita da comitiva ao Salão Nobre da UNIFA, que contém mobiliários, objetos e acervo fotográfico icônicos.

A visita do professor Carlos Ivan, acompanhado do professor Bianor Cavalcanti, diretor de Relações Internacionais da FGV, e do professor André Coelho, da FGV Projetos, evidencia o relevante significado do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UNIFA e FGV em 03 de abril de 2019. O Acordo tem por objetivo apoiar projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento organizacional, acadêmico e técnico-científico, de ambas as instituições.

O Acordo viabilizou, este ano, por exemplo, a realização de um seminário conjunto, na sede da FGV Rio, abordando o tema Planejamento Baseado em Capacidades, e a contratação da FGV para ministrar o MBA em Planejamento e Gestão Estratégicos no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM).

Cabe destacar que a Fundação Getúlio Vargas é considerada uma das dez melhores Think Tanks do mundo, de acordo com o ranking da Universidade da Pensilvânia. Esse conceito se refere a instituições que procuram fazer a ponte entre os conhecimentos específicos e as políticas públicas, por meio de pesquisas aplicadas aos problemas da sociedade. Ademais, a FGV contribuiu, de forma relevante, com os estudos que subsidiaram o delineamento da proposta de ajustes do Sistema de Proteção Social dos Militares, quando formularam a nota técnica “As Forças Armadas e a PEC da Previdência”, em 2016, complementada pela “A PEC da Previdência e o Sistema de Proteção Social Militar”, de fevereiro de 2019.  

De acordo com Major-Brigadeiro Isaias, “a Fundação Getúlio Vargas é uma instituição de ensino e de pesquisa de elevado prestígio no Brasil e no mundo. E, certamente, esse encontro fortaleceu ainda mais a parceria entre as duas instituições. Ambas buscam excelência na formação acadêmica e intelectual de seu corpo docente e discente”, afirmou.

O professor Carlos Ivan destacou a importância da aproximação acadêmica e do estreitamento das relações institucionais entre a FGV e a Força Aérea Brasileira e da cooperação com as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na UNIFA.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página