Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Universidade da Força Aérea realiza Aula de Abertura dos Programas de Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Os alunos das Turmas de 2024 dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e em Desenvolvimento Humano Operacional (PPGDHO) participaram, no dia 11 de março, da Aula de Abertura dos Cursos de Doutorado e de Mestrado Profissionais do Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ).

 

O evento registrou as participações do Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, aluno do curso de Mestrado em Ciências Aeroespaciais, do Comandante e Reitor da UNIFA, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, do Pró-Reitor de Administração da UNIFA, Coronel Intendente Douglas Souza Duarte, do Vice-Reitor da UNIFA, Coronel Aviador Valdomiro Alves Fagundes, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Coronel Intendente Carlos Alberto Leite da Silva, além dos Coordenadores e representantes das Coordenações dos PPG e da Secretaria Acadêmica, do Corpo Docente e de civis e militares do efetivo.

 

 

 

 

A aula contemplou a interação dos dois Programas de Pós-Graduação da UNIFA, reunindo alunos civis e Oficiais das três Forças Armadas. Iniciaram os cursos 51 (cinquenta e um) novos alunos, sendo 8 (oito) no Doutorado, 24 (vinte e quatro) no Mestrado em Ciências Aeroespaciais e 19 (dezenove) no Mestrado em Desempenho Operacional. “Esta aula marca o início das atividades no Campus evidenciando a importância das pesquisas científicas realizadas pela instituição”, ressaltou o Brigadeiro Max.

 

 

 

 

O PPGCA, desde o seu reconhecimento, em 2012, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), já formou 120 mestres. Os primeiros doutores pelo PPGCA estão previstos para o ano de 2025. O Programa possui como área de concentração o “Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo”, que visa ao desenvolvimento de estudos de Ciência Política e de Relações Internacionais, indispensáveis à interpretação e à compreensão de fatores internos e externos, capazes de influenciar o preparo e o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro.

 

O PPGDHO, aprovado em 2018 pela CAPES, já formou 42 mestres. O Programa tem como um dos principais objetivos capacitar as dimensões biopsicossociais dos militares, foco de máxima atenção das Forças Armadas.

 

 

 

 

Mais informações sobre os cursos de Doutorado e de Mestrado Profissional da UNIFA, suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e requisitos para ingresso, podem ser obtidas nos respectivos sítios dos Programas:

 

PPGCA: https://www2.fab.mil.br/unifa/ppgca/

PPGDHO: https://www2.fab.mil.br/unifa/ppgdho/

 

 

 

Texto: 1T Eliana (PROPGP/PPGCA)

Revisão: Cel Int R/1 Leite (Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa)

Fotos: CB SAD Pinho (ACS)

Fim do conteúdo da página