Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Incorporação de Novos Cadetes, em 31 de maio de 1941, na Praça das Harpias, hoje conhecida como Praça do Relógio

 

O campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA) está localizado no lendário Campo dos Afonsos, berço da aviação militar brasileira e, tradicionalmente, sítio de várias organizações de ensino.
Em 1912, registrou-se na Ata do Aero Club Brasileiro a escolha de terreno na Fazenda dos Afonsos para construção de pista de pouso e da Escola de Aviação.
Em 1914, foi inaugurada a Escola Brasileira de Aviação para a formação de pilotos militares brasileiros.
Em 1919, foi inaugurada a Escola de Aviação Militar, com assistência da Missão Militar Francesa, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, englobando os meios aéreos do Exército e da Marinha.
Em 25 de março de 1941, foi criada a Escola de Aeronáutica, centralizando os recursos humanos e materiais da Escola Militar de Aviação e da Escola de Aviação Naval.
A Escola de Aeronáutica funcionou nas atuais instalações da UNIFA durante 30 anos, tendo sido transferida, em 1971, para a cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, passando a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA).
Durante os 12 anos seguintes à transferência da Escola, estiveram situadas, no Campo dos Afonsos, organizações de ensino para a formação de oficiais médicos - Centro de Especialização de Saúde da Aeronáutica (CESA) -, para a formação de engenheiros -
Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) - , bem como de treinamento físico - Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e as duas primeiras turmas do QFO (Quadro Feminino de Oficiais). Finalmente, em 26 de setembro de 1983, foi estabelecida, neste Campo dos Afonsos, a Universidade da Força Aérea, com a missão de coordenar o ensino das Escolas de pós-formação de oficiais da Aeronáutica.

Escola Brasileira de Aviação

Vista Aérea do Campus

Fim do conteúdo da página