Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Núcleo de Aprendizes da UNIFA encerra suas atividades de 2019
Início do conteúdo da página

No dia 14 de dezembro de 2019, em solenidade realizada na Universidade da Força Aérea, localizada no Rio de Janeiro-RJ, ocorreu a formatura da 29ª turma do Programa Núcleo de Aprendizes (NUCLAP), um subprojeto do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Guarnição dos Afonsos.  Estiveram presentes na solenidade o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço aéreo, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, O comandante da Universidade da Força Aérea, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, a Desembargadora do tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Dra. Ivone Ferreira Caetano, entre outras autoridades.

O NUCLAP, que realiza um trabalho de educação social que visa auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade social, estrutura-se em três importantes pilares: o Fortalecimento dos laços afetivos, familiares e sociais; a Superação das dificuldades com princípios e valores fortalecidos; e o Estímulo aos Estudos, como o maior recurso para o desenvolvimento.

A aluna do Projeto Júlia Gomes, uma dos 49 jovens formandos, fez uma reflexão do quanto a vida dela mudou após o Projeto: “Aqui, eu encontrei um refúgio muito bom, uma casa onde todos somos irmãos e juntos caminhamos em prol do progresso e principalmente do amor, pois aqui nós damos e recebemos palavras, abraços, incentivos para crescemos como profissionais e como pessoas. Tenho certeza de que eu e outros aprendizes saimos modificados com uma conduta completamente diferente da que apresentávamos antes. Estamos mais desenvolvidos, maduros, amorosos, com mais capacidade de enfrentar o mercado de trabalho e as dificuldades da vida.”

Neste ano,  o programa reuniu uma equipe voluntária de profissionais da área da saúde e realizou, de forma pioneira, o 1º Curso Livre de “Pais Cuidadores de Idosos”, atividade complementar montada para os responsáveis pelas crianças e jovens em atendimento no PROFESP. Os pais tiveram uma formação de 4 meses, sendo mais de 60 horas de aulas teóricas e práticas.

Fim do conteúdo da página