Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO – Universidade da Força Aérea promove o II Workshop UNIFA-ITA
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 28 de março de 2019, o II Workshop UNIFA-ITA. O evento, promovido para verificar avanços de pesquisas ora em curso e também estimular a troca de conhecimentos e a atualização sobre projetos de comum interesse no âmbito do Poder Aeroespacial e de Desempenho Humano, tratou de assuntos como “Segurança e defesa”; “Economia de defesa” e “Fatores humanos”.

Mais de 50 integrantes de Organizações Militares e Instituições civis participaram do evento, entre elas a FAB (Força Aérea Brasileira), DIRENS (Diretoria de Ensino da Aeronáutica), IMAE (Instituto de Medicina Aeroespacial), o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o Exército Brasileiro (ECEME), a Marinha do Brasil (EGN, CTecCFN e CDefNBQR), o IPA (Instituto de Psicologia da Aeronáutica), a CDA (Comissão de Desportos da Aeronáutica), o ICAF (Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a AMAZUL.

Durante a abertura, o Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro Intendente Tirre Freire, destacou a importância do evento, que reforça o compromisso descrito na Diretriz do Comandante da Aeronáutica em fevereiro de 2019, sobre a constante busca da “...qualificação e habilitação dos Recursos Humanos para o exercício de cargos e funções de interesse do Emprego do Poder Aéreo e Espacial”.

Foram realizadas nove apresentações, incluindo debates de temas que abordaram os desafios do Poder Aeroespacial. Também foram promovidas discussões de grupos, abordando possibilidades de parcerias e trocas de experiências e uso conjunto de laboratórios de pesquisa na UNIFA, no ITA e nas demais Instituições e Fundações participantes.

Destacaram-se nas apresentações realizadas a abordagem da Tenente Alini Schultz Moreira sobre a relação da força G na demanda metabólica de VO2 em voo que se relaciona com programas de treinamento físico específico para os pilotos do F-39 (Gripen) e a abordagem do Professor Marcos José Barbieri Ferreira, da UNICAMP, sobre a Economia de Defesa no Brasil, Gastos militares e suas interfaces com a indústria e inovação.

A UNIFA possui dois Programas de Pós-Graduação no nível Mestrado na modalidade Profissional. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), ambos reconhecidos e aprovados pela CAPES, órgão do MEC regulador e avaliador da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil.

Os Editais dos processos seletivos são divulgados no site da UNIFA http://www2.fab.mil.br/unifa/index.php/ensino e por outros meios de comunicação. Neste mesmo link poderão ser acessadas as áreas de concentração, linhas de pesquisa e outros dados sobre os Programas.

Fim do conteúdo da página