Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 3° Seminário de Relações Internacionais
Início do conteúdo da página

Entre os dias 29 e 30 de setembro de 2016, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promoveu o 3° Seminário de Relações Internacionais, do qual a Universidade da Força Aérea participou, em comitiva chefiada pelo seu Vice-Reitor, Brig Int R/1 Luiz Tirre Freire.

Esse Seminário, ocorrido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, abordou o tema “Repensando interesses e desafios para a inserção Internacional do Brasil no século XXI, com o objetivo de discutir e aprofundar as temáticas específicas da área de conhecimento, para, assim, melhor qualificar o ensino e a pesquisa no campo das relações internacionais.

Dessa forma, tendo a disciplina “Relações Internacionais” como item obrigatório de seu (PPGCA), a UNIFA envida esforços em busca do constante aprimoramento de seus profissionais de ensino, estimulando-os à fundamental reflexão aprofundada sobre os interesses e desafios internacionais do Brasil. Nesse sentido, a nossa participação contou com a presença de Docentes e Discentes, que apresentaram os seguintes trabalhos:

$1·         A Indústria de Defesa na Estratégia Nacional de Defesa: a busca por autonomia em tecnologias indispensáveis ao fortalecimento da estrutura de defesa nacional (CEL ESP AV R1 ANTONIO RODRIGUES DA SILVA).

$1·         Organização das Nações Unidas e o processo de geração de Forças de Paz: uma análise da contribuição de Brasil, Estados Unidos, Índia e Japão (TEN CEL AV CLÁUDIO DA COSTA SILVA).

$1·         Legitimidade no emprego das FFAA: o entendimento sobre o DIH em diferentes públicos (MAL AV LUIS EDUARDO P. CELLES CORDEIRO).

$1·         Veículos aéreos não tripulados e a segurança de vôo: uma análise no contexto internacional (MAJ AV MURILLO NAGIB DE O. BOERY).

$1·         Anexação da Criméia: uma análise do soft power e a guerra de quarta geração (MAJ AV JULIO CESAR NOSCHANG JUNIOR).

$1·         O KC390 e a projeção do Brasil no cenário internacional (MAJ AV BRUNO AMÉRICO PEREIRA).

$1·         O sistema de busca e salvamento aeronáutico brasileiro: uma responsabilidade internacional com a vida (1º TEM QOEAV HILLER SILVA ENETERIO).

$1·         O ensino de estudos estratégicos e de defesa para os cadetes da Força Aérea Brasileira e suas implicações educacionais (2º TEN PED MAYSA FREIRE DE ALMEIDA).

 

 

Outra presença que deve ser ressaltada é da equipe da Revista Científica da UNIFA, que, além de absorver novos conhecimentos, também os distribuiu, ao disponibilizar exemplares do Periódico aos participantes do Seminário, além de divulgar e representar tão bem o nome de nossa Universidade.

IMG-20161011-WA0027.jpg

Portanto, ciente da crescente pertinência do tema em questão, a UNIFA procura, assim, sua constante atualização no campo do saber, a fim de concretizar a missão de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA): “Desenvolver Cursos de Mestrado e de Doutorado, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade das tarefas cumpridas pelo Poder Aeroespacial brasileiro, em tempo de paz, ou em caso de conflito armado”.

 

 

Fim do conteúdo da página