Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HAAF comemora o Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página

Em homenagem ao dia internacional da mulher, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, através dos setores de Comunicação Social e Serviço Social, promoveu nesta quarta-feira, 13 de março, um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Como forma de reconhecimento pela dedicação dessas mulheres que, muitas vezes, abdicam o convívio familiar e social para desempenharem com vigor sua missão profissional, o HAAF as presenteou com diversos serviços relacionados ao autocuidado, para assim, fortalecer a autoestima e a valorização pessoal.

Comemorar o Dia da Mulher significa conservar a ideia da conquista de direitos que as mulheres conseguiram durante a história.

Vale lembrar que o dia 08 de março foi instituído em 1911 como o Dia Internacional da Mulher para homenagear as centenas de operárias mortas em uma fábrica têxtil em Nova York por reivindicarem seus direitos, como redução da jornada de trabalho e direito a licença maternidade.

Porem, muito antes disso, em 1822, Maria Quitéria de Jesus Madeiros lutava pela manutenção da Independência do Brasil, alistando-se no regime da artilharia, como soldado Medeiros, sendo depois transferida para a infantaria e passou a integrar o Batalhão dos Voluntários do Imperador. Conquistou o respeito dos companheiros pelo seu entusiasmo e bravura e recebeu de D. Pedro I a insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Em junho de 1996, por meio de decreto presidencial, a mulher-soldado passou a ser reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página