Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

Escudo português, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra a sigla da Organização “HAAF” em prata (branco), Organização esta cuja criação se deu em 30 de outubro de 1950.

Campo partido em faixa estando a parte superior em blau (azul cerúleo), simbolizando o céu, bem como a fidelidade, a nobreza, a perseverança e a dignidade, atributos inerentes aos componentes da Unidade. À destra, abaixo do chefe, aparece um gládio envolto por uma serpente, com a cabeça voltada à sinistra, tudo em jalne (amarelo), representando o médico militar. A sinistra, também abaixo do chefe, visualiza-se uma cruz em goles (vermelho), Símbolo Internacional da Saúde.

No coração encontra-se a silhueta estilizada do morro existente no Campo dos Afonsos em sinopla (verde escuro), denotando a localidade onde está situado o Hospital.

A faixa inferior aparece em sinopla (verde claro). Partindo do contrachefe, em direção ao abismo, aparece uma pista de pouso e decolagem de aeronaves em perspectiva em cinza e prata (branco), retratando o apoio médico fornecido pelo Hospital à atividade aérea no Campo dos Afonsos. Ladeando a pista, no cantão destro da ponta e cantão sinistro da ponta respectivamente, aparecem duas águias em prata (branco), lembrando as existentes no legendário Campo dos Afonsos (antiga Escola de Aeronáutica).

Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), representando o nível de Direção da Organização, Oficial Superior.

 

Fim do conteúdo da página