Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Atividades Complementares
Início do conteúdo da página

SEÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que atua nas diversas manifestações da questão social. É reconhecido - oficialmente - como profissão de saúde, por meio da Resolução nº 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde (depois retificada na Resolução nº 287/1998); e da Resolução nº 383/99 do Conselho Federal de  Serviço Social (CFESS).

Os assistentes sociais inseridos no HAAF atuam na atenção integral à saúde, tendo como princípios a adoção do conceito ampliado de saúde, visão integral dos sujeitos, abordagem interdisciplinar, humanização e qualificação da assistência.

Cabe destacar que o conceito ampliado de saúde é caracterizado como decorrente das condições de vida, de trabalho e da necessidade de acesso igualitário a todos os serviços que objetivem a promoção, proteção e recuperação da saúde, refletindo, assim, os princípios do projeto da Reforma Sanitária. Tal entendimento também corrobora com a concepção de saúde da Organização Mundial de Saúde – OMS, que a define como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

FRENTES DE TRABALHO

Plantão Social; Ambulatório;  Emergência; Enfermaria; Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Fundo de Saúde (FUNSA); Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

PÚBLICO ALVO

Militares e civis [ativos ou inativos], dependentes e pensionistas.

AÇÕES INTERVENTIVAS

-Atendimento aos pacientes baixados, seus familiares e/ou cuidadores;

-Entrevistas e orientações sociais;

-Visitas domiciliares,

- Entrevista, orientação e supervisão aos cuidadores que buscam a inserção no cadastro facilitador de cuidador de idosos da Seção de Serviço Social;

-Emissão de pareceres e relatórios sociais;

- dentre outras.

Para maiores informações, favor entrar em contato com o telefone 3289-6759.

 

FISIOTERAPIA

A Seção de Fisioterapia do HAAF oferece atendimento a pacientes internados na UTI nas unidades de internação (UI2, UI3) e emergência. Assistência ambulatorial em diversas especialidades, avaliação para o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), UGG (Unidade de Geriatria e Gerontologia) e FUNSA (Fundo de Saúde) para os casos que não são contemplados em ambulatório.

O ambulatório de fisioterapia do HAAF oferece tratamento nas seguintes áreas:

- Traumato-ortopédica;

- Reumatológica;

- Geriatria e

- Hidroterapia.

Para o atendimento ambulatorial contamos com diversos horários, a saber:

- 2ª e 4ª feiras - Manhã e tarde

- 5ª feira – Manhã

- 6ª feira – Manhã

 Para que o paciente possa começar o seu tratamento, faz-se necessária uma avaliação inicial, devendo o mesmo seguir as seguintes orientações:

- Dirigir-se ao ambulatório de fisioterapia ou telefonar para agendar uma avaliação;

- No dia e horário marcado, trazer todos os exames realizados(raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ou outros), caso os tenha;

- Trazer o encaminhamento do médico à fisioterapia;

- Nos casos de avaliação em joelhos e coluna, trazer short ou bermuda.

Depois de realizada a avaliação, a conduta terapêutica será definida, o paciente receberá orientação residencial ou, o dia e o horário para a realização do tratamento no setor serão marcados.

Para mais informações, favor entrar em contato pelo telefone: 3289-6754

Telefone para agendamento: 3289-6999 (Agenda de encaminhamento)



 FONOAUDIOLOGIA

 

Acompanhamento Fonoaudiológico

A Seção de Fonoaudiologia oferece atendimento de segunda à quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde e às sextas-feiras no período da manhã.

A avaliação e o acompanhamento fonoaudiológico servem ao usuário em regime ambulatorial individual ou em grupo, de internação hospitalar e em visita domiciliar (pelo SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar), quando necessário.

O ambulatório de Fonoaudiologia oferece atendimentos semanais para a estimulação dos distúrbios de linguagem e aprendizagem, alterações da voz e motricidade oromiofuncional.

 Setor Audiológico

A Audiometria Tonal é o exame que avalia todo o sistema auditivo determinando a menor intensidade sonora que o indivíduo ouve para as frequências de 250 a 8000Hz. É indolor e o tempo para realização pode variar de um indivíduo para o outro.

A Audiometria Vocal, também conhecida como Logoaudiometria, é uma avaliação da habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer a fala. Trata-se de um exame complementar à Audiometria Tonal.

A Imitanciomentria ou Impedanciometria é um exame indolor, onde dois tipos de testes são realizados: a Timpanometria e o Reflexo Estapédico. Estes exames são de extrema utilidade para o diagnóstico das otites e complementares à Audiometria Tonal e Vocal.

O exame de Emissões Otoacústicas (EOA) Transientes, realizado na modalidade de Triagem Auditiva Neonatal, fornece dados sobre a função coclear de forma objetiva , rápida, segura e não invasiva. É realizado exclusivamente em bebês recém-nascidos até o trigésimo dia de vida.

No HAAF, a Avaliação Audiológica clínica é realizada em crianças (a partir dos seis anos), adultos e idosos.

A marcação da triagem fonoaudiológica pode ser feita com encaminhamento médico ou por demanda espontânea. Para a marcação de qualquer exame audiológico é necessário encaminhamento médico. Os agendamentos são realizados nos setores de marcação de forma presencial ou por meio do telefone 3289-6999.

 

PSICOLOGIA

O setor de psicologia do HAAF tem como público-alvo os militares, seus dependentes e pensionistas, que recebem o suporte psicológico em um dos seus níveis de atuação, mediante o encaminhamento de profissionais de diversas especialidades.
            Entre os serviços oferecidos destacam-se:
•     Ambulatório:
Principal área de atuação do Serviço de Psicologia, o atendimento ambulatorial tem como porta de entrada o setor de marcações, o grupo de acolhimento e os plantões psicológicos.
Mediante a disponibilização de vagas, em ordem de prioridade (que leva em consideração a emergência do caso bem como a cronologia da inscrição), os usuários realizam entrevista de triagem para avaliação do caso, o que é determinante para a incorporação do paciente ao regime de atendimento ambulatorial e/ou encaminhamento para outra especialidade.
São atendidos no ambulatório de psicologia crianças, adolescentes e adultos, em modelo individual ou em grupo, com frequência definida, de acordo com a avaliação do profissional, que elabora um plano de atendimento terapêutico baseado na demanda do paciente.
 
•     Internação:
A demanda de atendimento psicológico na internação é identificada, à princípio, pelos profissionais do setor, que por meio de pedido de parecer solicitam a avaliação e/ ou acompanhamento da psicologia para o paciente internado, seu familiar ou acompanhante. Contudo, o Setor de psicologia realiza atendimento de pacientes da internação sem pedido de parecer, com a finalidade de identificar necessidade de acolhimento psicológico em momentos de crise.
A atuação do psicólogo neste cenário visa minimizar os impactos da internação e do processo de adoecimento, bem como facilitar a relação com a equipe hospitalar, quando necessário.
É um atendimento pontual, restrito ao período de internação, que tem sua frequência e quantidade de visitas definidas de acordo com a avaliação do psicólogo.
 
•     Demais atuações
Além dos segmentos já descritos, o Serviço de Psicologia é disponibilizado ainda para outros setores do hospital, tais como SAD, Serviço Social, FUNSA, Junta de saúde, Emergência e demais seções que necessitem de avaliação, orientação e emissão de relatórios da Psicologia.
Normalmente esta atuação é deflagrada a partir da solicitação do setor para o Serviço de Psicologia. E sua natureza é mais pontual e restrita, sem o compromisso de atendimentos de média ou longa duração.
            Vale destacar que o Serviço de Psicologia está disponível também para a equipe do HAAF, visto o reconhecimento da necessidade de cuidar de quem cuida. Objetivando o bem-estar do profissional, que impactará positivamente no atendimento prestado, o setor atua nesta frente por meio de trabalhos em grupo, palestras e atendimentos individuais, quando necessário.

  ______________________________________________________________________________________________________________________

TERAPIA OCUPACIONAL

Terapia Ocupacional é uma área da reabilitação constituída pelo processo de análise e aplicação de atividades humanas. As intervenções possuem como objetivo a promoção da saúde, o tratamento de quadros patológicos com comprometimento da capacidade funcional do indivíduo e a prevenção de possíveis alterações que possam intervir na qualidade de vida.

 No HOSPITAL DE AERONÁUTICA DOS AFONSOS (HAAF) a SEÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL (STOC) presta assistência aos militares da ativa e inatividade, dependentes e pensionistas através de ações nas seguintes modalidades:

  • Atendimento ambulatorial individual;
  • Atendimento ambulatorial  em grupo;
  • Grupos de Atenção Psicossocial;
  • Suporte ao Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e ao Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA);
  • Atendimento hospitalar em enfermaria clínica; e
  • Atendimento hospitalar em enfermaria psiquiátrica.

 Agendamentos para triagem por encaminhamento clínico ou por busca espontânea podem ser realizados pela CACE (3289-6999), pelo CAIS ou presencialmente pela Seção de Terapia Ocupacional, conforme grade de horário disponibilizada semanalmente.

Fim do conteúdo da página