Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça irá participar da 6ª edição do Expo LUG, o maior evento de fãs de Lego na América Latina, nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo. Neste evento, uma aeronave A-29 Super Tucano, em formato de brinquedo da Lego, estará em exibição para que os visitantes possam conferir como ficou a criação do engenheiro mecatrônico Alex Paschoaletto, um dos expositores da Expo LUG.

Integrantes da Esquadrilha da Fumaça estarão presentes no evento, divulgando o trabalho da Força Aérea Brasileira por meio de interação com o público, exposição de vídeos da Fumaça e distribuição de material institucional. O 6º Expo LUG consiste em uma exposição de criações feitas com peças dos bloquinhos e construídas por membros do LUG Brasil, que significa “Lego Users Group”. A edição 2016 do evento contará com um espaço de mais de 1.000 m² e com temas variados, de criações próprias dos LUGs e sets originais, que mostrarão ao público a criatividade, cores e formas do hobby.

Aeronave da Fumaça em formato de brinquedo da Lego

No Dia das Crianças, a Força Aérea Brasileira divulgou um vídeo em que o engenheiro mecatrônico Alex Paschoaletto, formado pela Universidade de Brasília (UnB), montou a aeronave A-29 Super Tucano em formato de brinquedo da Lego. Segundo o próprio Paschoaletto, em texto publicado no site da empresa, a proposição inusitada foi feita porque ele é um grande admirador do trabalho da instituição. “A Esquadrilha da Fumaça realiza demonstrações dentro e fora do Brasil e enche nossos olhos de alegria quando faz suas manobras e escritas desenhadas com a fumaça. Eu tenho muita consideração pela Esquadrilha, e que maneira melhor de prestar uma homenagem do que fazendo aquilo que eu sei criar de melhor?”

Paschoaletto já possui o costume, desde criança, de transformar suas paixões em brinquedo da Lego. “Tudo que o homem constrói - como carros, aviões e barcos - eu admiro muito e tento criar em formato de brinquedo. A minha primeira criação profissional foi feita em 2012 de um carro da Toyota. Desde então, não parei mais de criar”, explicou. E este ano, ele escolheu a Esquadrilha da Fumaça para poder homenageá-la. “Poder contribuir com a divulgação da Fumaça, uma instituição brasileira tanto admirada por todos, só me dá orgulho. Se esse brinquedo for produzido, poderá ser vendido não só aqui no Brasil, mas também em todo o mundo”.

A réplica do A-29 possui os seguintes elementos: trens de pouso recolhíveis, profundor e leme móveis, canopy removível, permitindo acesso a um interior detalhado, suporte para display na estante e hélice de cinco pás, de acordo com a original. Segundo ele, o grupo Lego não possui peças próprias para fazer uma hélice de cinco pás. “Portanto, foi um desafio a mais poder fazer esta configuração. Para quem curte técnicas avançadas, essa parte vai ser um prato cheio”, ressaltou. O modelo está em escala aproximada de 1:39 e dispõe de aproximadamente 400 peças.

Expo LUG

As novidades desse ano foram pensadas para os amantes de tecnologia e da marca. Um aplicativo para dispositivos móveis, o LUGapp, já está disponível tanto para Android quanto para IOS pelo link https://is.gd/lugapp. Após acessá-lo, o visitante será direcionado à loja específica de seu sistema. Com ele, o público tornará sua visita muito mais interativa e divertida, pois ao apontar seu dispositivo para os projetos expostos – que estarão com QR Codes* –, receberão mais informações da construção e do criador.

A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao CASS – Centro de Assistência Social Marília Forjaz Alvarenga. O evento acontece no Colégio Liceu Coração de Jesus, que fica na Alameda Dino Bueno, número 353, Campos Elíseos – São Paulo.

Votação para transformar o avião da Fumaça em brinquedo

Dez mil é o número suficiente de votos que a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça precisam para que a empresa Lego possa produzir a aeronave A-29 Super Tucano da Fumaça em formato de brinquedo. E para atingir essa meta, precisamos dos votos de todos vocês. Para votar, basta entrar neste link: https://ideas.lego.com/projects/156154 e seguir as orientações. Antes de votar, o internauta precisa fazer o cadastro no site da Lego. Para aqueles que possam achar difícil a forma de votar, nosso seguidor do Twitter, Anderson Cazarotti, escreveu um rápido tutorial para que você possa contribuir com essa nossa corrida contra o tempo: https://goo.gl/PAZfYq. Até a data da publicação desta matéria, a proposta já tinha alcançado a marca de 4.467 votos.  

Assista ao vídeo de criação do avião da Fumaça em formato de brinquedo Lego:

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

 

Fim do conteúdo da página