Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

As cores da bandeira do Brasil vão colorir o céu nos “Portões Abertos” do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no próximo domingo, dia 9 de outubro. O público pode esperar um sobrevoo de quatro aeronaves da Esquadrilha da Fumaça a partir das 12h. O evento faz parte das festividades alusivas ao Dia do Aviador, cuja data oficial é comemorada no dia 23 de outubro.

Na parte da tarde, os aviões A-29 Super Tucano da Fumaça também vão estar em exposição estática no evento para que o público possa ver de perto a pintura da aeronave, tirar fotos ao lado delas e conversar com os pilotos. O evento “Portões Abertos”, já tradicional na cidade de São Paulo, irá acontecer no horário das 9h às 16h e possui entrada franca.

A programação completa contará com outras atrações, como, por exemplo, o lançamento aéreo de cargas, paraquedismo, exibição de viaturas das Forças Armadas e policiais e encenação histórica militar. O PAMA está localizado na Av. Santos Dumont, 2241, em Santana.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Fim do conteúdo da página