Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pelo terceiro ano consecutivo, Cadetes Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) participam de estágio no Esquadrão de Demonstração Aérea entre os dias 8 e 16 de junho. O total de 128 Cadetes da turma Tupã – do 3º ano da AFA – estão envolvidos nas atividades que proporcionam o acompanhamento do cotidiano e do trabalho das seções de uma unidade aérea da Força Aérea Brasileira.

 Segundo o coordenador do estágio, o professor da AFA Osmar Gonçalves, “esta é uma possibilidade de vivenciarem a vida operacional de um Esquadrão, preparando-se para a realidade com que vão se deparar em suas futuras unidades, quando deixarem a condição de aluno”.

Os Cadetes estão divididos em três grupos, sendo que cada um participa do estágio durante dois dias. Antes de passar pelas seções, eles assistem a uma apresentação geral sobre o Esquadrão, ocasião em que são recepcionados pelo Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso. Na sequência, eles conhecem as seções de Pessoal, Operações, Material e Comunicação Social.

Além dos Aviadores, os Cadetes das áreas de Intendência e de Infantaria também estão participando de estágio, porém em outras unidades da AFA: Subdivisão de Intendência (SDI) e Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial (BINFA).

Assistindo à decolagem da Esquadrilha da Fumaça, o Cadete Aviador Marcos Vinícius Gomes Silva comenta como está sendo importante a iniciativa. “O estágio é muito interessante e está acontecendo no momento certo, pois estamos perto da formatura. A passagem pelo Esquadrão está nos trazendo muitos conhecimentos novos e grande motivação para saber seguir o melhor caminho de nossa carreira administrativa. Aqui na Fumaça, gostei bastante do trabalho realizado pela seção de Material e pretendo seguir essa área”.


Major Pimentel apresenta a instituição aos Cadetes do 3º ano da AFA


Cadetes conhecem a Seção de Comunicação do EDA


Turma Tupã no hangar da Esquadrilha da Fumaça

Fotos: Sgt Ribeiro

 

Fim do conteúdo da página