Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Santo Antônio do Jardim (SP), no sábado (30), às 16h, na Avenida da Saudade, em comemoração aos 143 anos do município. Na terça-feira (02), será a vez de Vinhedo (SP) receber os sete aviões A-29 Super Tucano para comemorar os 75 anos da cidade durante a 60ª Festa da Uva e a 12ª Festa do Vinho, às 11h30, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

A agenda da Esquadrilha segue repleta de demonstrações aéreas nos próximos dias. Este ano a FAB volta a se apresentar nas comemorações do aniversário de Vinhedo e da tradicional Festa da Uva, que completa 60 anos de história. Em Santo Antônio do Jardim, será a primeira apresentação da equipe de demonstração aérea da FAB.

“A Força Aérea é do brasileiro e estar onde o Brasil precisar é a nossa missão. As cidades costumam solicitar as demonstrações para comemorar os aniversários e também celebrar eventos tradicionais. Como instrumento de divulgação da nossa Força Aérea, para nós, é um prazer poder participar e representar a FAB. São eventos que toda a população pode estar presente, da criança ao idoso, afinal, não há custo tanto para a quem solicita a demonstração quanto para quem assiste. Fazemos apresentações com os aviões que fazem a defesa do nosso espaço aéreo e pilotados por militares brasileiros”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Para as demonstrações, a equipe da Esquadrilha da Fumaça recomenda que o público chegue com antecedência de, pelo menos, uma hora ao local das apresentações. Em todo show aéreo que Fumaça se apresenta, há um piloto realizando a locução das manobras para direcionar os olhares e melhorar o entendimento do público.

“Estar próximo ao local onde será realizada a locução sempre é uma boa dica para o público. Recomendamos a chegada com antecedência para evitar congestionamento nas imediações e também melhorar a acomodação de todos os presentes”, complementa o aviador.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

 

Fim do conteúdo da página