Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça estará em Ituverava, interior de São Paulo, no próximo domingo (24), às 16h, no Aeroporto da cidade, para mais uma demonstração aérea com os A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o Domingo Aéreo de Ituverava. O evento, que contará com diversas atrações, será em alusão aos 139 de emancipação do município.

A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Ituverava foi em 2011, com as aeronaves T-27 Tucano. A partir de 2013, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - nome oficial do time de apresentações aéreas da FAB -, começou o processo de implantação do atual avião utilizado nas demonstrações, o A-29 Super Tucano, que segue com a equipe desde então.

Portanto, será a primeira vez que os ituveravenses verão uma apresentação com os atuais A-29 Super Tucano, aviões de ataque leve, modernos e usados para a defesa das fronteiras do País.

“É sempre interessante quando a Esquadrilha retorna a uma cidade que há muito tempo não recebe uma demonstração aérea da FAB. É uma oportunidade ímpar de mostrarmos a capacidade deste avião que faz a proteção das nossas fronteiras contra a entrada de aviões não autorizados. Assim como também mostrar a capacidade e o treinamento dos nossos pilotos militares, divulgar a Força Aérea Brasileira, além de incentivar a vocação e a mentalidade aeronáuticas”, comenta o Capitão Aviador João Bernardo Costa NEVES, piloto da posição número #3 da Esquadrilha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página