Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) teve um novo Comandante designado em cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, na manhã da última segunda-feira (11), na Academia da Força Aérea (AFA). Na ocasião, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira passou o distintivo de líder do Esquadrão ao Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes.

Anteriormente à cerimônia em solo, houve a passagem de liderança em voo, com os sete aviões A-29 Super Tucano dispensando fumaça com as cores da bandeira do Brasil e o Tenente-Coronel Garcia à frente da formação em voo de dorso passando a liderança ao seu sucessor.

Em seu discurso de despedida, o ex-Comandante elencou três pilares que o ajudaram a percorrer os dois anos à frente do Esquadrão com êxito – fé em Deus, profissionalismo e segurança. Agradeceu a todos os momentos em que passou no Esquadrão e desejou boa sorte ao novo Comandante. “Desejo sucesso a todos, agradeço por ter pertencido à Fumaça nesses últimos dez anos, fiz o meu melhor, tenho a certeza que todos serão muito felizes. Desejo sucesso ao Tenente-Coronel Nunes à frente de todos os “fumaceiros” levando o nome do Brasil e da Fumaça cada vez mais alto. Fumaça...Já!”.

O Tenente-Coronel Garcia teve uma passagem longeva pelo EDA. Integrou a equipe de 2012 a 2018, tendo voado nas posições #5, 6# e #7. Retornou em dezembro de 2019 na Função de Oficial de Operações dividindo a liderança de voo com o então Comandante Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues, recebendo posteriormente o cargo de Comandante em dezembro de 2021.

O Tenente-Coronel Nunes, natural de Belo Horizonte (MG), ingressou na Força Aérea Brasileira em 1999, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. É aspirante de 2004 e foi promovido ao atual posto em 30 de abril deste ano. Teve passagem pela Fumaça por cinco anos – 2016 a 2021 – tendo voado na posição de número #4 e retorna ao EDA como líder de voo e Comandante do Esquadrão.

“É uma satisfação enorme assumir o Comando da Esquadrilha da Fumaça e conto com a nossa Força Aérea Brasileira e com todos os brasileiros para continuarmos elevando a Bandeira do Brasil que temos na cauda do avião. É um prazer estar aqui. Fumaça...Já!”, disse o Tenente-Coronel Nunes, atual Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea.

 

 

  

Fim do conteúdo da página