Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com o Aeroclube de Bauru/SP lotado e atividades aéreas em dois dias de evento, 8 e 9 de junho, o Arraiá Aéreo 2019, na sua sexta edição, teve um público estimado de cem mil pessoas, firmando-se como um dos eventos já tradicionais do calendário aéreo no Brasil. Foi no seu segundo dia de programação que a Esquadrilha da Fumaça realizou a sua demonstração para um dos seus maiores públicos do ano.

Com o mote de inspirar gerações por meio da educação, o Arraiá Aéreo contou com uma extensa programação em solo e aérea, com dezenas de aeronaves civis e militares. Dentre as atividades aéreas, teve a participação, inclusive, de equipes civis de acrobacia, como a Esquadrilha EJ e a Esquadrilha Céu. Já Esquadrilha da Fumaça realizou a sua apresentação no domingo (9) com uma escrita sobre um público de mais de cinquenta mil pessoas, que puderam acompanhar as sete aeronaves escreverem, a quase mil metros de altura, “Despertando Vocações”.

A escrita foi seguida de 35 minutos de demonstração com as sete aeronaves A-29 Super Tucano em um céu ideal para o público: sem sequer uma nuvem que pudesse atrapalhar o contraste das aeronaves e fumaça com o azul. Dia especial, também, para o piloto da posição #7, Capitão Nilson Gasparelo, natural da cidade. Ele conta que resolveu ser piloto e seguir a carreira militar na Força Aérea Brasileira após assistir a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, quando criança, no mesmo Aeroclube onde a apresentação deste domingo foi realizado. “Para mim, é uma emoção muito grande poder demonstrar aqui em Bauru. Hoje, após 25 anos desta demonstração que eu assisti, quem sabe a gente tenha inspirado outros jovens a também seguirem essa carreira?”, comenta o Capitão.

Desde a sua primeira edição, em 2014, o evento é organizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e contou com a presença do hoje Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, que assistiu à demonstração da Fumaça sob as asas de uma das aeronaves expostas. Antes do início da apresentação do Esquadrão, cumprimentou os integrantes e agradeceu pela presença da equipe. De acordo com o Ministro, é a união entre todos as pessoas e instituições envolvidas que torna possível a realização desta festa: “A Fumaça participa deste evento há várias edições e espero que participe de muitas outras no futuro. Nós temos essa parceria para inspirar gerações e trazer uma visão de futuro para os jovens, para que eles possam construir a sua vida com sucesso, utilizando a educação como ferramenta. Obrigado, Esquadrilha da Fumaça, por participar mais este ano, junto com a Fundação Astronauta Marcos Pontes, do Arraiá Aéreo 2019. Espero revê-los em 2020!”

Para conhecer mais detalhes de como foi o Arraiá Aéreo 2019, acesse o seu site por meio do www.eventoaereo.com.br. As agendas dos meses de junho, julho e agosto estão disponíveis no site da Esquadrilha da FumaçaPara mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Texto e fotos: Tenente Marcus Lemos

 

Fim do conteúdo da página