Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programa de Formação de Valores
Início do conteúdo da página

O Programa de Formação de Valores constitui um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores da AFA, de maneira a enobrecer o espírito e as atitudes daqueles que são a razão de ser desta Academia. Ele visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais de nossa instituição e da vida militar.

O programa abrange o esforço conjunto de todos aqueles que participam, direta ou indiretamente, da formação dos cadetes por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores ora propostos. Procura sensibilizar em todos os níveis a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que devem nortear a vida dos militares da Força Aérea Brasileira e que devem ser transmitidos aos cadetes da aeronáutica.

Objetivos do PFV:

  1. Disseminar a importância do culto aos valores propostos por parte dos cadetes, oficiais e demais membros do efetivo da AFA;
  2. Despertar o interesse e a participação de todos aqueles que são ligados, direta ou indiretamente, à formação dos cadetes nos assuntos e valores que se relacionem com a vida militar;
  3. Sensibilizar todos os envolvidos da importância e da necessidade de manter a coesão irrestrita em torno dos mesmos valores, o que é fundamental para formar uma tropa forte, motivada e altamente capaz;
  4. Possibilitar um enriquecimento moral e ético de todos os envolvidos com as atividades previstas neste programa;
  5. Fornecer uma bagagem de conhecimentos que capacite os futuros oficiais (nossos cadetes de hoje) a disseminar estes valores motivando e unindo seus subordinados em torno destes objetivos e valores comuns;
  6. Estabelecer e coordenar as atividades necessárias à realização dos objetivos anteriormente propostos para que o programa funcione de maneira sistêmica.


Dever de Cidadão 2016


"Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo."
(Mahatma Gandhi)


Coragem 2016


"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."
Aristóteles


Hierarquia 2016


"A PALAVRA CONVENCE, MAS O EXEMPLO ARRASTA"


Disciplina 2016


"A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima todos".
George Washington


Dever de Cidadão 2015




Patriotismo 2015



Amor à Verdade 2015




Hierarquia 2015

A hierarquia pressupõe o respeito. O respeito entre superiores e subordinados, as partes envolvidas no processo de sobrevivência e atuação das Forças Armadas. Entretanto, esse conceito vai além de uma definição simples, cristalizada. A hierarquia é a plena compreensão das premissas advindas da sabedoria proveniente do tempo, da experiência, da vivência. É impossível aprimorar o que somos e trabalhar em prol de um ideal sem um direcionamento, sem a existência de uma luz a iluminar a penumbra do caminho que leva ao sucesso. Conhecer e respeitar a hierarquia, a relação entre instrutor e aluno, mestre e aprendiz, é requisito essencial para que cresçamos, em nossas carreiras e vidas, e estejamos preparados para enfrentar os desafios que se coloquem diante de nossos olhos com coragem e segurança.

Espírito de Corpo 2015


Disciplina 2015

Atleta de Ponta

Dentre a contextualização do que conhecemos por doutrina militar, a disciplina é um valor essencial e imprescindível ao desenvolvimentos de nossas faculdades profissionais. Também é a construção do que temos por "valores", é a influência sobremaneira por essa questão, uma vez que por ela perpassam a sabedoria e a dedicação que devemos ter em tudo aquilo que nos propomos a fazer. Assim como um atleta de ponta, que deve manter seu treinamento constante a fim de melhorar seu desempenho, também nós militares devemos manter em dia os conceitos arraigados em nossas manter, de modo a fortalecer as forças de nossa consciência e nos tornar indivíduos mais fortes, individual e coletivamente. E nos tornar pessoas mais fortes.

Cad. Int. Jedeon.

Fé na Missão 2015



Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A fé é, geralmente, associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos e vivências. Ela se manifesta de várias maneiras e está vinculada a questões emocionais e a motivos nobres. Ser um membro das forças armadas implica estar disposto à sacrificar a própria vida em prol de algo maior, algo que se acredita validar esse sacrifício. Este algo é a Fé na Missão das FFAA. Cada militar deve ter exata noção do sacrifício a que se predispõe, não importando as circunstâncias ou as pessoas que estão a sua volta. Deve ter firme em sua mente que o que importa é a missão, e todas as suas energias e atenções devem estar voltar-se para o cumprimento da mesma pois assim, seu julgamento e seus atos serão sempre mais justos.

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé".
Timóteo 4:7


Amor à Profissão 2015

"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio

 

"O verdadeiro patriota é identificado através de atitudes de devoção para com sua pátria."

Fim do conteúdo da página