Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Visite a AFA
Início do conteúdo da página

Para visitas individuais particulares ou familiares:

As visitas ocorrem aos finais de semana, de fevereiro a novembro, desde que não seja feriado prolongado, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Ao chegar ao Portão de Acesso pela Rodovia SP-225 – km 39 - você será identificado e conduzido ao ponto inicial da visitação.

Seu guia será um cadete, que apresentará aos visitantes áreas como o Pátio de Formaturas, Aeronaves Estáticas e até mesmo o Clube de Voo a Vela e a Esquadrilha da Fumaça (mediante disponibilidade operacional), explicando a parte histórica e operacional da vida militar. O percurso é planejado para durar aproximadamente 40 minutos, mas o tempo pode variar dependendo de alguns fatores como a quantidade de perguntas, presença de pessoas com dificuldade de locomoção e até mesmo interação dos visitantes com o percurso.

Para verificar se o serviço estará ativo no final de semana do seu interesse, ligue antes, preferencialmente na sexta-feira, para (19) 3565-7282. Não é necessário agendamento prévio.

 

Para agendar visitas institucionais (Escolas, Colégios, Faculdades, Universidades, Entidades, Associações, Clubes, entre outros, ou ainda grupos de pessoas com algum tipo de vínculo):

A Academia é aberta a visitação de grupos durante a semana, em dias de expediente administrativo.  Entende-se por grupo, qualquer conjunto constituído por 15 (quinze) pessoas ou mais. Procurando proporcionar um melhor atendimento, limitamos o atendimento a 50 (cinquenta) pessoas.

A agenda será aberta no mês de fevereiro e se estenderá até o final de novembro. A solicitação deve ser enviada por meio de carta ou ofício assinado via correio, ou ainda digitalmente ao e-mail: protocolo.afa@fab.mil.brSe enviado por e-mail, ele deverá estar "escaneado" em formato de imagem, ou ainda convertido em formato PDF, de tal modo que seja possível visualizar a assinatura do solicitante.  O ofício ou carta deverá ser destinada ao atual Comandante da AFA (consultar o nome na aba Comandante).

Neste documento inclua:

  1. Data da realização da visita e período (manhã ou tarde);
  2. Número e faixa etária dos visitantes;
  3. Descrição da Instituição Solicitante;
  4. Perfil dos visitantes;
  5. Caso a visita tenha algum objetivo específico, descrever a necessidade;
  6. Nome do responsável do agendamento;
  7. E-mails, telefones fixos e celulares de contato do responsável direto pela visita.

 

SITUAÇÕES ESPECIAIS:

  • Se entre os visitantes estiverem relacionados estrangeiros há a necessidade de uma autorização especial, devendo a situação ser comunicada à AFA com antecedência de pelo menos 30 dias.
  • Caso haja portadores de necessidades especiais no grupo, especifique se há necessidade de algum tipo de recurso. Assim poderemos criar as melhores condições para a visita.

 

ATENÇÃO: O envio do documento​ não garante a aprovação do pedido de visita.

A visita terá duração de 3 horas, obedecendo aos seguintes horários:

  • segunda-feira: das 13h30min às 16h30min;
  • terça a quinta-feira: das 8h30min às 11h30min ou 13h30min às 16h30min; e
  • sexta-feira: das 8h30min às 11h30min.

É importante que o grupo dimensione o tempo de deslocamento até a Academia da Força Aérea para cumprir o horário agendado;

Para grupos escolares, a visita deverá ser acompanhada por pelo menos dois adultos que tenham relação de autoridade estabelecida junto aos demais visitantes. É responsabilidade destes adultos zelar, juntamente aos militares coordenadores da atividade, pelo cumprimento das orientações de segurança.

Em caso de cancelamento por parte da instituição, solicitamos que nos comuniquem tão logo seja possível, de forma que possamos atender outras instituições em lista de espera;

A Academia da Força Aérea se reserva no direito de cancelar as visitas já agendadas sem aviso prévio. Caso isso aconteça você será notificado.

Fim do conteúdo da página